![Museu da Água / p-06 atelier - Imagem 1 de 24](https://images.adsttc.com/media/images/5548/1c00/e58e/ce50/2900/06b6/newsletter/21.jpg?1430789073)
-
Arquitetos: p-06 atelier
- Área: 170 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Exporlux
![Museu da Água / p-06 atelier - Imagem 3 de 24](https://images.adsttc.com/media/images/5548/2133/e58e/ce50/2900/06d4/medium_jpg/51.jpg?1430790404)
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Museu da Água - propriedade da EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres) - é um espaço que tem como foco principal os aspectos da água numa abordagem pedagógica e científica, ao mesmo tempo que transmite alguns dos destaques da história e do legado social da EPAL (ao contrário dos museus tradicionais que apenas exploram o percurso histórico da empresa em si).
![Museu da Água / p-06 atelier - Imagem 9 de 24](https://images.adsttc.com/media/images/5548/1d7a/e58e/ce50/2900/06be/medium_jpg/25.jpg?1430789449)
O conceito geral para a exposição permanente está associado à ideia de um curso de água, sugerindo o fluxo e movimento de fluxo ao longo deste. Esta ideia materializa-se através do desenho das mesas expositoras personalizadas, especialmente pelas formas orgânicas das mesmas, bem como pelo esquema de cores que unifica as mesas com o pavimento.
![Museu da Água / p-06 atelier - Imagem 17 de 24](https://images.adsttc.com/media/images/5548/23c0/e58e/ce50/2900/06e3/newsletter/floor.jpg?1430790989)
No teto foi desenhada uma estrutura com um painel espelhado, cujas laterais superiores possibilitam a iluminação da sala, criando um efeito apelativo que contribui para uma leitura instantânea da sala, especialmente dos conteúdos e das formas das mesas da exposição.
![Museu da Água / p-06 atelier - Imagem 10 de 24](https://images.adsttc.com/media/images/5548/1b4e/e58e/ce50/2900/06b2/medium_jpg/5.jpg?1430788893)
O público alvo deste museu é sobretudo estudantil (crianças e adolescentes). Por esta razão, a maior parte da exposição está corporizada nas mesas personalizadas (as mesas estimulam a interação dos visitantes e estão intencionalmente baixas para este efeito). A utilização de várias infografias nas paredes é também um recurso que torna os conteúdos mais apelativos e fáceis de perceber pelo público alvo.
![Museu da Água / p-06 atelier - Imagem 13 de 24](https://images.adsttc.com/media/images/5548/2250/e58e/ce50/2900/06db/medium_jpg/63.jpg?1430790689)