- Área: 497 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Paulo André Franco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno encontra-se inserido numa quinta de maiores dimensões com árvores de fruta, a sua configuração permitiu uma excelente orientação solar com o desenvolvimento dos principais compartimentos na orientação sul. A exigência pelo proprietário de uma zona exterior coberta com 4 metros de profundidade junto à cozinha e sala de jantar tornou-se num desafio tanto ao nível do projeto de arquitetura como da estabilidade, tendo resultado na solução de palas parcialmente em consola sobre os vãos para funcionar como uma extensão exterior desses espaços, que garante também o controlo dos ganhos solares de forma passiva.
A implantação ficou afastada do arruamento público a sul, de forma a garantir a privacidade das zonas sociais e do espaço exterior adjacente à piscina. Tirou-se partido do desnível existente no terreno para criação do acesso a viaturas a uma cota mais baixa, sem interferir com esse espaço de estar exterior. Do mesmo modo a entrada principal ficou localizada na lateral da moradia, recuada em relação ao plano principal da fachada e evidenciada por uma escadaria revestida a pedra que esconde o acesso à garagem em cave.
A entrada principal dá acesso a um imponente hall onde se desenvolve a escada para o piso superior.
O torreão em ruínas na colina adjacente ao terreno tornou-se num elemento de referência por oposição às linhas horizontais projeto.