-
Arquitetos: CHROFI
- Área: 160 m²
-
Fotografias:Brett Boardman
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa de Pedra é a alteração de uma casa vernácula térrea na configuração da paisagem rural local. A casa original foi construída com materiais e mão de obra locais. Com os anos foram feitos vários anexos que demonstram diferentes camadas em sua ocupação.
A ideia era renovar a casa dentro de um orçamento limitado, oferecendo melhorias na humilde casa.
Nossa proposta foi a de restabelecer o valor com uma pequena intervenção; com isto em mente tínhamos duas estratégias de projeto.
Uma delas foi a ideia de preservação; mantendo sempre que possível os elementos estruturais, revelando suas qualidades de maneira significativa. Foram identificados quatro elementos de construção a serem preservados. O muro de pedra que proporciona proteção e privacidade da via principal, os muros internos de alvenaria definam os ambientes na parte posterior da casa, o teto de madeira que cria uma camada unificadora em toda a casa e o piso de concreto.
A segunda ideia foi a de adição. Dadas as limitações orçamentárias, as adições deveriam ser singulares e multifuncionais. Uma fachada "respirável" foi a resposta. Foram inseridos caixilhos ao longo de todo o edifício. Como a planta é livre, é possível desfrutar das charmosas vistas do distrito e cria-se uma conexão visual com o pátio posterior.
A nova fachada é composta por portas de correr de vidro equipadas com mosquiteiros. Também foi integrado um conjunto de proteções solares retráteis para proporcionar sombra durante o sol da tarde e segurança para quando a casa estiver desocupada.
O projeto combina estas duas ideias de projeto numa simples paleta de cores; dentro da casa todas as paredes e pisos foram mantidos em tons neutros para revelar as vigas de madeira expostas como a única característica do interior. A envolvente da casa combina o trabalho de pedra existente com os caixilhos criando algo completamente novo e o mais importante: uma clara relação com a paisagem.