-
Arquitetos: Eduardo Souto de Moura
- Área: 1680 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias: Luis Ferreira Alves
-
Fabricantes: panoramah!®
O Centro Cultural “Espaço Miguel Torga”, entre outras atividades, propõe-se estudar e divulgar a obra poética e literária de Miguel Torga.
Os muros em xisto (elementos característicos desta zona), desenham os limites do edifício e definem a sua imagem.
O edifício implanta-se a sul dum antigo recinto de feira e tem duas entradas, uma de público (nascente) e uma de serviço (poente), definidas pelo desencontro dos muros. É também possível uma entrada direta para a cafetaria (poente), através dum grande envidraçado, permitindo uma exploração autónoma.
Aproveitando a pendente do terreno, prolongaram-se os muros para norte/nascente, configurando o recinto da feira. 18 árvores modulam este espaço que serve para recinto da feira e que, na maior parte dos dias, funciona como estacionamento de apoio ao Centro Cultural.
O edifício tem dois pisos (um piso térreo e um piso abaixo da cota de soleira), uma área de implantação de aproximadamente 1315 m2, uma área exterior para estacionamento/feira de aproximadamente 3115 m2 e uma altura variável, dos muros que o configuram, entre 1 metro (estacionamento/feira) e 5,5 metros (edifício).
Construtivamente o edifício é constituído por uma estrutura de concreto armado revestido exteriormente a esteios de xisto de Foz-Côa. As paredes interiores estruturais são em concreto e as divisórias em alvenaria de tijolo; sobre este sistema fixou-se os acabamentos finais. A cobertura é revestida com uma camada de godo de xisto.