-
Arquitetos: Bernardes Arquitetura
- Área: 43 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Tuca Reinés
-
Fabricantes: Alwitra, Ita Construtora, Marcenaria Baraúna, SJL
Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação da Capela foi definida em função da topografia irregular do terreno e da busca por um local reservado e sem fluxo de pessoas. Era importante situá-la em um ponto onde a natureza do entorno – floresta, céu, mar – estivesse presente na experiência daquele espaço.
A busca conceitual pela simplicidade norteou a concepção do projeto e possibilitou uma construção sistematizada. As duas vigas metálicas que sustentam o deque elevado estão apoiadas em dois únicos pontos - no caminho de acesso existente e no pilar que nasce na parte mais baixa do terreno.
Sobre a estrutura principal se apoiam pórticos de madeira laminada, que ao mesmo tempo estruturam e envolvem o espaço interno. Panos de vidro revestem a estrutura em madeira protegendo-a das intempéries ao mesmo tempo em que mimetizam o pequeno objeto à floresta através do reflexo das árvores.
Do interior da Capela, a percepção da floresta é possível nos intervalos da sequência ritmada de pórticos. Estes aumentam gradativamente em altura e orientam o olhar para o oceano. O grande pilar metálico que sustenta um dos vértices do deque eleva-se e transforma-se na cruz que surge emoldurada junto à paisagem.
A Capela se faz presente entre as copas das árvores, a uma altura que permite a vista do infinito. É um espaço cuja simplicidade conceitual que perpassa sua materialidade e soluções construtivas, potencializa a experiência sensorial daqueles que buscam o silêncio e a reflexão.