- Área: 292 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Hahakura Photo Office
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pedido era o projeto de uma residência unifamiliar para uma família (pais, três filhas e dois cães) para desfrutar o tempo juntos, respeitando o espaço pessoal de cada filha e para elas sentirem experiências ao ar livre, como num acampamento escoteiro. O principal conceito para a casa são os quartos para as filhas como espaços independentes, unidades de habitação no centro da casa, conectadas ao espaço familiar, num conceito de "Casa na Casa" ou a interpenetração do espaço interagindo com o espaço familiar. O dormitório das filhas consiste em 3 unidades separadas, mas que permitem a abertura total através de painéis de correr, construindo a forte relação entre as irmãs. O dormitório tem vista para o céu e a claraboia, com persianas de alumínio, permite a entrada de luz indireta difusa. O espaço em frente aos dormitórios é chamado de 'Palco Familiar', onde as filhas tocam violino para entreter a família.
"Eles não são os cães, são da família". Partindo dessa ideia, projetamos um espaço divertido e desafiante para os cães, uma vez que a felicidade e bem estar dos animais é importante para a família e seus espaços desempenham um grande papel ao proporcionar-lhes uma casa segura e amorosa, ao ar livre, mas conectados à casa.
O projeto otimiza recursos bioclimáticos e passivos e relaciona-se ao seu entorno natural, a "Selva". O sentimento da natureza no interior da casa está na transparência mas, além disso, pode-se sentir segurança através das telas de persianas de madeira exteriores, que criam limites nos pátios. A grande combinação de espaços internos separados com pequenas tiras de áreas verdes internamente traz o sentimento de vida com a natureza. Essa combinação da natureza com o espaço interno é uma mistura divertida de inspirações entre a residência e a natureza, auxiliando na refrigeração passiva.
Em paralelo, a necessidade por sustentabilidade é marcada como um dos pontos fortes do projeto. Ambientes internos confortáveis foram buscados, consistindo na ventilação de ar entre as persianas, janelas inferiores e superiores. As persianas inferiores farão a substituição do ar fresco que flui através do espaço verde na casa, saindo pela aberturas na parte superior. A abertura da porta painel, fechando o espaço verde, muda a função de corredor. Portanto, os membros da família na casa, podem não só sentirem-se confortáveis, mas também tocados, comunicando-se uns com os outros e partilhando os momentos juntos. Ecoando o conceito, a casa responde com sensibilidade e identidade ao terreno, sua própria personalidade e de acordo com o lugar que lhe pertence.