- Área: 60000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Rodrigo Opazo
-
Fabricantes: Artecret, Budnik, Limarí Lighting Design, Santa & Cole, Schréder
Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo de urbanização da cidade de Copiapó em direção ao sul de seu rio deixou um vazio de mais de 200 hectares correspondentes ao leito do rio e suas terras urbanizadas. Tal vazio, cuja localização é privilegiada e central foi convertida hoje em um limite físico para a cidade e ao longo dos anos sofreu uma grave degradação caracterizada principalmente pela extração de agregados, depósito de detritos, depósito de resíduos de mineradoras e a ausência do fluxo de água há mais de dois anos.
O parque urbano Kaukari tem como principal propósito desenvolver o curso do rio Copiapó como um espaço urbano verde e acessível, que seja capaz de articular ambas as margens brindando uma solução paisagística e hidráulica ao mesmo tempo.
Neste sentido, o Parque Urbano Kaukari tem diversos objetivos específicos em termos urbanos, arquitetônicos e paisagísticos.
Em primeira instância o projeto consiste num desenho de um parque unitário através da gestão e colaboração de diversas instituições públicas e seus fundos setoriais.
Em termos urbanos os limites do parque são materializados através de um traçado viário que se conforma uma costura urbana para a cidade de Copiapó, hoje divididas em ambas as margens.
O critério hidráulico consiste na reutilização do leito do Rio considerando um perfilamento do mesmo que contribua ao controle efetivo das inundações, permitindo assim um acesso seguro à cidadania.
O projeto de arquitetura propõe uma área verde pública e multi programática, capaz de alojar as diferentes atividades da cidadania com uma sensação de segurança, convertendo assim o Parque Urbano Kaukari em um espaço cívico, cultural, recreativo, paisagístico e esportivo único para a cidade.
A estrutura geral de desenho do parque designa intenções diferentes para cada margem e ao longo de sua extensão. Em direção ao norte, um conjunto de passeios geométricos retos entrelaçados conectados ao urbano, e em direção à margem sul, uma situação mais orgânica e ondulante. Nos setores mais próximos da Rota 5 e ao centro da cidade se concentraram os programas mais urbanos e cívicos, já em direção El Pretil e Avenida Estadio estão os centros esportivos e recreativos.
Por último, o Parque Urbano Kaukari gera o desenho da área em termos materiais, paisagísticos e ecológicos com a inclusão da flora e fauna endêmica, e uma materialização compatível com a cidade e sua história. Uma certa mímese é planejada da identidade natural da paisagem em termos de sua flora, fauna e hidrologia local. Em termos construídos, se reconhece a identidade material da cidade ligada a seu passado ferroviário e minerador, que se revela na tectônica do parque.