-
Arquitetos: hoffice | Property Advisors
- Área: 60 m²
-
Fotografias:Filipe Brandão
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Ninho é uma recuperação interior de um espaço inicialmente concebido para Estúdio ou Atelier. Desde a sua gênese [1959-1963], este espaço foi utilizado como estúdio fotográfico, sala de ensaio, e outros...
O programa era compatibilizar um espaço de trabalho, o “hoffice”, uma pequena oficina de artesanato, e uma sala de meditação, yoga e massagem, capaz de desenvolver uma relação indivisível com o espaço de segunda habitação [alcova e cozinha], num espaço com pouco mais de 60.0 m².
A abordagem ao projeto e construção foi desenvolvida maioritariamente em regime de auto-construção. Guiados pelo entusiasmo de explorar e suplantar os desafios de uma renovação, desenvolvemos uma ideia de apropriação do espaço, que conservasse uma leitura da pré-existência, capaz de dialogar pacificamente com a luminosidade da madeira e o cromatismo da cortiça.
O objetivo foi aprender, pondo em prática uma concepção sustentável da arquitetura na construção, utilizando matérias primas naturais, sobretudo madeira e cortiça, que de uma forma articulada mas também algo primária, desenvolvessem um espaço vivencial acolhedor, sereno e aberto, dentro do espaço arquitetônico agora renovado.
O projeto Ninho aconteceu no seio de um grande amor, repleto de cumplicidade, dedicação e companheirismo, é uma obra de co-autoria, de dois eternos companheiros que agora se arquitetam em outros destinos. Por tudo sou eternamente grato a ti, Alexandra.