-
Arquitetos: Wolfgang Buttress
- Ano: 2015
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o título "Grown in Britain & Northern Ireland", a resposta do Reino Unido ao tema da Expo Milão desse ano - "Feeding the Planet, Energy for Life" - é um pavilhão de 1.910 metros quadrados que ostenta uma complexa estrutura e um desenho impressionante, fabricado e produzido pela companhia Stage One.
O pavilhão britânico foi desenvolvido em torno da ideia de uma colmeia e explora o tema de como a pesquisa e a tecnologia estão ajudando a resolver a questão da biodiversidade e escassez de alimento
Concebido pelo artista Wolfgang Buttress em colaboração com o engenheiro Tristan Simmonds e o escritório de arquitetura BDP, o pavilhão imersivo foi inteiramente produzido e construído pela empresa Stage One, com sede na cidade de York.
Escolhida pela companhia contratante UKTI antes do concurso de projeto ter sido concluído, a Stage One se envolveu na seleção do projeto vencedor, aconselhando o júri em relação à viabilidade construtiva das propostas enviadas.
Os visitantes do pavilhão acompanham a dança de uma abelha, percorrendo uma série de paisagens diferentes. A experiência começa com uma jornada através de um pomar, seguindo por um prado de flores silvestres até o elemento central: a Colmeia, um elemento escultórico cúbico de 14 metros que utiliza luz e som para simular a atividade de uma colmeia real.
Fabricada na fábrica da Stage One, a Colmeia foi construída a partir de 169.300 componentes individuais de alumínio. Montada em 32 camadas horizontais, a estrutura composta por três componentes principais: cordas, hastes e nós. O zig-zag concêntrico das cordas forma o corpo principal da colmeia.
O vazio esférico central é fundamental para o conceito de Colmeia, permitindo que as pessoas caminhem pelos espaços e experienciem a representação sensorial da atividade das abelhas.
Luzes LED incorporadas aos nós de alumínio reluzem e pulsam numa tentativa de representar a atividade registrada por um acelerômetro que ocorre no interior de uma colmeia real localizada na cidade de Nottingham.
A intrincada estrutura e as complexidades logísticas do projeto demonstram a experiência da Stage One em produzir e construir instalações a pavilhões para grandes eventos, como as Cerimônias dos Jogos Olímpicos e todos os Pavilhões da Serpentine Gallery desde 2009.