Uma equipe de arquitetos do escritório dinamarquês Kullegaard foi selecionada como vencedora do concurso para o complexo portuário de Holbæ, Dinamarca. Buscando criar uma conexão com a arquitetura do entorno, a proposta para um complexo multiuso, intitulado "Holbæk HavneBy", tem sua forma definida pela separação dos espaços públicos e privados.
Saiba mais sobre a proposta de US$ 22 milhões, a seguir.
O projeto é dividido em dois componentes para demarcar o programa público e privado. No nível inferior, espaços comerciais são abrigados em uma sólida base de concreto pontuada por aberturas envidraçadas. A interação pública é potencializada pela inclusão de áreas para oficinas e outras atividades públicas.
Acima dessas funções, o programa privado - composto por habitações sociais, apartamentos e terraços jardim - é marcado por painéis de zinco. A instalação destes serve como um gesto abstrato em meio à região caracterizada por construções revestidas de madeira.
O complexo de Holbæk ocupa várias quadras da cidade, adequando-se à infraestrutura estabelecida e agindo como uma conexão entre o tecido urbano e a orla marítima.
Concurso
Holbæk HavneByPrêmio
Primeiro lugarProjeto
Holbæk HavneByArquitetos
Localização
Gamle Havn, 4300 HolbækEquipe de projeto
Kasper Kullegaard and Nicolas MunkøProjeto paisagístico
SchønherrEnganharia
Klaus NielsenRenders
Cliente
Holbæk HavneByÁrea
9.500 m²Ano do projeto
2015Fotografias
Dimension Design, cortesia de Kullegaard, Cortesia de Kullegaard