- Ano: 2014
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
Descrição enviada pela equipe de projeto. As novas instalações da Escola Estadual Nova Cumbica substituíram construções preexistentes que se encontravam em condições precárias, subdimensionadas e apresentavam mal resolvidas suas relações com o entorno imediato.
A implantação proposta, influenciada pela faixa não edificável junto ao córrego e pela premissa de viabilizar a execução do edifício em duas etapas, permitiu recuperar os espaços públicos adjacentes redirecionando os fluxos de usuários da escola e propondo relações visuais com o entorno mais permeáveis.
O novo edifício se volta para o córrego através do posicionamento do acesso de alunos e das áreas de convívio cobertas e descobertas. Um sistema integrado de rampas e escadas articula verticalmente os diversos níveis e oferece visuais para o bairro ao longo do seu percurso.
O sistema de sombreamento das fachadas utiliza cores fortes, que contrastam com os tons de cinza que predominam no bairro industrial dando destaque a um dos poucos equipamentos públicos disponíveis na região.
A praça existente junto à esquina e a faixa junto à margem do córrego foram redesenhadas com o objetivo de promover maior integração do espaço público e acolher melhor os novos percursos.
O desenho da escola e o desenho da cidade se qualificam mutuamente e buscam reforçar a dimensão pública que um equipamento dessa natureza demanda.