- Ano: 2012
-
Fotografias:José Carlos Melo Dias
Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia insere-se num contexto periférico, caracterizado por uma malha urbana difusa. No sentido de integrar e contribuir para a estabilidade da envolvente, a proposta implanta-se no terreno, prevendo espaço para passeio e definindo alinhamentos de muros.
Por outro lado é a procura da relação com as pré-existências que definem toda a volumetria. O extenso paralelepípedo de um só piso, perpendicular à rua e que se prolonga até ao limite tardoz, é complementado por dois volumes transversais, revestidos a madeira, que se deslocam para sul. A um destes volumes, corresponde a cozinha. Ao segundo, que constituí a frente de rua, corresponde a suite. É este corpo mais baixo que encosta ao limite do terreno a sul, resolvendo a complexa relação com a moradia vizinha.
Ainda que com uma linguagem contemporânea, não se prescinde de recorrer a materiais absorvíveis, que garantem um conforto vivencial, e que conferem identidade plástica: o zinco e ripas de madeira de pinho, que num trabalho quase artesanal, procuram uma linguagem universal, mas sempre ligada à verdade dos materiais e do tempo.
A edificação desdobra-se em dois pisos, sendo um volumetricamente não presencial por se encontrar em cave. O corpo térreo principal, desenha-se longo, voltado para o interior do lote, garantindo os melhores quadrantes aos espaços habitáveis.
Do lado nascente, situam-se os quartos, protegidos por um pequeno pátio interior, que funciona como bolsa de ventilação e iluminação. A suite situa-se a sul, numa relação direta com o espaço exterior.
A poente, a construção afasta-se do limite do lote, criando um espaço exterior coberto, com zona de churrasqueira e copa exterior.
A sul, a sala volta-se para um estreito mas extenso jardim, através de uma área de deck e pala, que minimizam a exposição solar mais agressiva.
O alçado norte é mais contido, com aberturas pontuais a partir do corredor principal. Aproveitando a iluminação difusa de norte, o corredor adquire um carácter cênico, tornando-se um dos elementos fundamentais na vivência da moradia.