É possível um desenvolvimento não-predatório das aglomerações humanas frente aos recursos naturais?
São Paulo pode reverter a destruição de seus rios?
Veneza do séc. XV ainda tem algo a nos ensinar?
Estes são alguns dos questionamentos apresentados pela revista Contravento que, em sua sexta edição, aborda a relação entre cidade e natureza, tendo São Paulo e as águas como fio condutor. A revista traz textos de Oscar Niemeyer, do crítico inglês Tim Benton (especialista na obra de Le Corbusier), do crítico italiano Daniele Pisani (autor do mais recente livro sobre a obra de Paulo Mendes da Rocha); e entrevistas com o grupo Teatro da Vertigem, com o urbanista e professor da FAU/USP Alexandre Delijaicov (autor do projeto de um hidroanel que liga e torna navegáveis os grandes rios da cidade de São Paulo), dentre outros conteúdos.
O segundo lançamento desta edição ocorrerá no próximo dia 20 de maio, quarta-feira, às 18h, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, na cidade universitária. Na ocasião do lançamento, ocorrerá um debate sobre o conteúdo da revista entre o urbanista Milton Braga e a geógrafa Odette Seabra.
A Contravento é um projeto independente que tem como foco o debate sobre arte e sua relação com as cidades contemporâneas. Formada por uma equipe interdisciplinar a revista reúne textos críticos, entrevistas, ensaios, histórias em quadrinhos e experimentos gráficos de autoria de colaboradores brasileiros e estrangeiros. Esses conteúdos são costurados por meio de uma narrativa cinematográfica que atravessa toda a revista, com rico acervo de imagens.
Título
2º Lançamento da revista ContraventoWebsite
Organizadores
De
20 de Maio de 2015 06:00 PMAté
20 de Maio de 2015 08:00 PMOnde
FAU-USPEndereço
University of São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) - Rua do Lago, 876 - Butantã, São Paulo - SP, 04280-000, Brasil