O escritório Berrel Berrel Kräutler foi selecionado como vencedor do concurso internacional para a expansão da sede da Organização Mundial da Saúde [World Health Organization - WHO] em Genebra, Suíça. Empregando uma abordagem contida, a proposta para um edifício de escritórios cúbico substituirá uma série de estruturas temporárias e unificará a infraestrutura permanente do complexo.
O acréscimo na sede da WHO desempenhará um papel complementar ao edifício adjacente, a saber, o Edifício Principal - projeto resultante de um concurso de 1966 vencido por Jean Tschumi. A similaridade de escala, tectônica e materialidade criará uma forte conexão visual entre a antiga e a nova edificação, ao passo que uma plataforma ligará fisicamente os edifícios visando melhorar a acessibilidade do conjunto. Além disso, a implantação do novo equipamento delimitará o complexo ao longo da rua, abrindo-o para o bosque ao lado.
Sob a plataforma, diversos espaços de encontro - incluindo uma área de exposições, um café, um restaurante e uma recepção - fazem a transição do edifício principal e o estacionamento subterrâneo para a nova edificação.
Acima do nível da plataforma, oito pavimentos em planta livre dedicados a escritórios ocupam a nova edificação cúbica. O projeto busca maximizar a área flexível ao combinar circulação vertical e funções estruturais, reduzindo a quantidade de apoios em meio às áreas ocupadas pelos programas.
Incorporando o comprometimento da WHO com o desenvolvimento sustentável, a extensão busca minimizar seu impacto ambiental ao incorporar painéis solares para a produção de energia e dispositivos para reciclar a água do lago adjacente.
A construção do projeto depende ainda da aprovação de todas as autoridades competentes.
Architects
Localização
Avenue Appia 20, 1202 Genebra, SuíçaEngenharia estrutural
Paisagismo
Técnico em edificações
Cliente
Ano do projeto
2015Fotogtafias
Cortesia de Berrel Berrel KräutlerÁrea
22000.0 m2