-
Arquitetos: Georg Nickisch, Selina Walder
- Ano: 2012
-
Fotografias:Gaudenz Danuser, Ralph Feiner, Nuw
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Refugi Lieptgas encontra-se onde no passado uma estrutura de madeira serviu de refúgio para pessoas da agricultura. Na frente da cabana, um pequeno caminho conduz ao bosque de Flims, junto a ele a escultura de uma árvore. Em frente há um estábulo, que em conjunto forma uma espécie de porta para o bosque. Ambos os edifícios - cabine e estábulo - foram abandonados, a ponto de serem flexionados. A parte antigamente habitada do conjunto poderia ser reformada e substituída pela nova construção. O caráter do lugar teve que ser preservado.
O novo refúgio agora é construído como uma petrificação da estrutura abandonada no mesmo lugar. A construção de madeira da velha cabana foi utilizada como fôrmas, as paredes foram reforçadas com concreto isolante.
A tipologia da casa define o espaço da planta superior. Uma chaminé na parede posterior, uma copa junto a uma janela com vista ao bosque, uma pequena cozinha, um banco de cimento climatizado de onde pode-se olhar através de uma claraboia.
Uma escada sinuosa leva à clandestinidade. Aqui se dorme em silêncio. Uma grande rocha domina o espaço, a luz crepuscular cai durante todo o vazio entre a rocha e a casa. Na frente da janela, uma banheira é incorporada numa base de concreto climatizada. Uma porta conduz para fora.