O pequeno apartamento está localizado no último andar de um estreito edifício de 5 andares em Alfama. Um edifício com acesso pelo Beco dos Cativos e com uma área de implantação de 96m2, confrontado a sul, a norte e a poente com outros três edifícios de tipologia semelhante, numa malha urbana e perímetros de implantação de geometria irregular, tão característicos deste bairro.
Originalmente muito compartimentado e com problemas de distribuição, e sofrendo de algumas patologias inerentes ao tipo de construção e ao estado de conservação, este pequeno apartamento, com uma área útil de 60m, era composto por sala, quarto, arrumos em mezanino, instalação sanitária e cozinha que apresentava um único acesso pelo terraço (17m2).
A presente intervenção teve como objetivo reformular a casa de modo a abrir o espaço interior e a recriar a forma de a habitar.
Assim foram definidos dois volumes e dois tipos de reflexão de cor. Foi em torno destes dois elementos que se resolveu o programa, contendo e gerando as várias funções da casa.
Com o objetivo de tornar o espaço mais amplo, a parede divisória e o mezanino foram demolidos, obtendo-se uma área aberta de 43m2, com um pé-direito que varia entre 2,30m e 3,20m, na zona da cumeeira.
O primeiro destes volumes, a cama-armário, foi colocado no centro do espaço. Este volume laranja gera: a sala, o quarto, duas mesas de trabalho, zona de vestir, segunda cama e arrumos. E consegue-se, sem perder a leitura de um só espaço, separar as várias as funções e criar diferentes privacidades.
O segundo volume, com a cor azul, define um espaço que contém: a instalação sanitária, o corredor e os arrumos da cozinha. O espaço da instalação sanitária foi reformulado e foi criada uma passagem à cozinha pelo interior.
A luz natural entra livre pelos inúmeros vãos, variando ao longo do dia e das estações do ano.
A luz artificial, complementa e acentua a espacialidade e a cor que emana dos dois volumes.
O resultado, mais inspirado no céu que se vê do último andar, do que na malha urbana de onde emerge o edifício, é espaço e paz.