- Área: 462 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:Yongkwan Kim
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2010, quando os arquitetos foram convidados para a fase de projeto conceitual, sabia-se que a área se transformaria numa zona comercial (mudança de ocupação de solo de 250% para 400%) nos próximos dez anos. O cliente requeria três fatores importantes no projeto. Em primeiro lugar, o edifício deveria mostrar uma forte imagem corporativa sem sobressair em altura aos edifícios vizinhos. Segundo, considerar que esta companhia requer grande segurança, portanto, as aberturas devem ser reduzidas. E por último, incluir um pequeno teatro e uma galeria para os empregados e o público em relação com o contexto cultural que continuará desde o Seoul Art Center - que está muito próximo da sede da KHvatec).
Com os três requisitos, duas perguntas deveriam ser respondidas no projeto. Como podemos proporcionar um sistema com muita flexibilidade que responde positivamente às mudanças futuras que possam ocorrer? Como pode este sistema coexistir com o pedido do cliente da nova tipologia de um edifício de escritórios e a aplicação no entorno urbano? Em resposta a estas perguntas e solicitações, os arquitetos chegaram à conclusão que um sistema de rede estrutural na fachada seria a solução.
Os requerimentos atuais de ocupação do solo são de 250%, aumentando a 400% com as mudanças previstas para o futuro. O 150% restante é atingido através de um preenchimento posterior do espaço entre a pele e a estrutura (atualmente vazia) através de um sistema de cobertura flutuante.
Em cada pavimento, há duas coberturas flutuantes que atuam como uma viga estrutural e um terraço ao ar livre para os empregados dos escritórios que trabalham no interior por mais de oito horas por dia. Como as coberturas não se conectam entre si, são excluídas da área total da planta e proporcionam comunicação visual entre os usuários. Além disso, o espaço da oficina é rodeado por uma capa extra, diminuindo sua exposição e aumentando sua segurança.
O "Shield Can Frame", um dos elementos móveis da companhia, foi o motivo do projeto da fachada estrutural do edifício. Para mostrar a identidade da marca através da representação de configuração do produto. Esta disposição também permite diferentes identidades de paisagem urbana em cada nível. Além disso, o ajuste dos intervalos no terreno e a densidade minimizam a heterogeneidade do contexto pré-existente.