- Área: 19752 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Joana França, Alexandre Nunis, Adalto Perim, Dani Sadrini, Felipe Gonçalves
-
Fabricantes: Alwitra, Bemo, Eliane, Instituto Cidade Jardim, Sulmeta
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Centro de Lazer do SESCSP – Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo na cidade de Jundiaí – SP foi elaborado com os seguintes objetivos:
- Traduzir espacialmente o programa de atividades do SESC para os cidadãos em geral e em particular para os trabalhadores do comércio e serviços, com atividades de lazer, integrando as diferentes manifestações da cultura: os esportes, as artes, a leitura, a saúde, sem hierarquias e sem barreiras. Um programa inovador, multifacetado, democrático e provocador de reflexões.
- Inserir a nova edificação na cidade, no terreno com características especiais: longo e estreito, junto ao Rio Jundiaí e ao Jardim Botânico e entre pontos altos da cidade, o Paço Municipal, o Centro Tradicional urbano e a Serra do Japi- área de preservação de mata atlântica.
- Resgatar características da arquitetura moderna brasileira: a articulação de opostos, a leveza, a transparência dos espaços, sem segredos, a fruição e a integração dos espaços internos e externos desmanchando a noção da “caixas” construídas e também a incorporação de elementos da arquitetura tradicional brasileira com suas varandas, chão de cacos de cerâmica e tetos de ripados de madeira.
O edifício é composto de dois volumes: um horizontal longo e em curva suave que circunda parte do outro volume, um cilindro vertical. Na junção destes dois volumes um grande vazio central criou o espaço do encontro, dos múltiplos eventos vistos de vários pontos do edifício e com visuais para os ambientes da edificação.
O bloco horizontal está composto por:
- Estacionamentos e serviços em cota abaixo do pavimento térreo, porém com aberturas e jardins que possibilitam iluminação e ventilação natural;
- Pavimento térreo com o grande hall de acesso tendo á direita o teatro e respectivas áreas de apoio e à esquerda vestiários das piscinas, setor médico, ambientes técnicos e acesso as áreas de esporte externas. A frente do grande hall e no térreo do bloco vertical a biblioteca, a oficina de tecnologia da informação, o espaço brincar, as áreas de ginástica e atividade física, vestiários esportivos e a clínica de odontologia;
- Pavimento superior integrado ao pavimento térreo pelo vazio do grande hall com espaços expositivos, de estar, alimentação, o ginásio de múltiplo uso (esportes e espetáculos), as piscinas e espaços administrativos.
Algumas características especiais do projeto:
- A cobertura do bloco horizontal foi concebida como um terraço com jardins e marquises também como área de estar, lazer, exposições, ginásticas e jogos com belas visuais do jardim botânico, da cidade e da Serra do Japi.
- A cobertura do cilindro do ginásio com diâmetro de 44 m é composta por telhas metálicas com isolantes acústicos e térmicos sobre estrutura metálica. As telhas encaminham a água pluvial para uma calha metálica circular com 1,10m de largura que é também passarela para manutenção da cobertura. Sobre as telhas foi executado sistema amortecedor da chuva e complemento do isolamento térmico composto de chapas cimentícias revestidas com cacos de cerâmica que formam a elipse em mosaico de tons azuis como uma “lua” acima da copa das árvores do jardim botânico.
- As circulações curvas do bloco horizontal e dos anéis avarandados do ginásio propiciam ao andar, a cada passo, um novo olhar.
- As esquadrias compostas de grandes panos de vidro estruturados por perfis de aço e junções de silicone criaram a transparência desejada possibilitando a integração do dentro e fora e também a garantia de maior iluminação natural reduzindo o uso de energia.
- Para garantir a ventilação cruzada com permanente renovação de ar natural sem necessidade de equipamentos e gastos com energia foram projetadas aberturas no pavimento térreo e no pavimento superior junto à cobertura provocando a renovação do ar por efeito chaminé com saída do ar quente sempre ascendente.