Arquitetura e Paisagem
O novo Kräuterzentrum (centro de ervas) está situado como um bloco errático no meio de uma paisagem pontuada por edifícios industriais convencionais. A sua forma alongada ecoa as vias e os eixos que têm sido uma característica distintiva desta área. O comprimento do edifício também reflete as etapas envolvidas no processamento industrial de ervas: secagem,corte, mistura e armazenamento. A nova fábrica de processamento permite a integração destes passos importantes na produção própria da empresa.
Arquitetura como Paisagem
O Kräuterzentrum é como um segmento geométrico da paisagem com as suas dimensões e impacto arcaico intensificados pela escolha radical de material. As ervas e a terra definem o caráter distintivo construído propositadamente do centro, seguindo os passos de outros edifícios da Ricola: o edifício de armazenamento totalmente automatizado de 1987, o edifício de produção e armazenamento de 1993, em Mulhouse-Brunstatt, e a sede de marketing envidraçada de 1999, em Laufen. Estes edifícios não só incorporam a filosofia e compromisso excepcional da Ricola com o meio ambiente, como apresentam uma contribuição notável para suas zonas.
As seções de entrada e entrega do armazém são monolíticas, com os paredões de barro também visíveis no interior. Os elementos de terras pré-fabricados são feitos numa fábrica próxima, extraídos de pedreiras e minas locais. Argila, marga e material escavado no local são misturados e compactados em uma fôrma e depois mergulhados em blocos para a construção das paredes. Graças à plasticidade do barro, as emendas podem ser retocadas dando uma aparência homogênea a estrutura. Para deter a erosão causada pelo vento e pela chuva, um morteiro trass - uma variedade de cor clara da cinza vulcânica pozolana - misturado com tufos vulcânicos e com cal, é compactado a cada 8 camadas de terra diretamente na cofragem. As grandes janelas redondas iluminam os ambientes. A fachada é auto-portante e ligada à estrutura de concreto no interior.
Energia e Sustentabilidade
Energia e sustentabilidade não são simplesmente tratados como auxiliares técnicos; eles são construídos na arquitetura e entendidos como características essenciais do projeto como um todo. A terra, como um material que regula a umidade, tem um efeito positivo e sustentável no uso energético e de controle global do clima. Os módulos fotovoltaicos no telhado e o uso de calor residual do centro da produção nas proximidades também contribuem para melhorar o equilíbrio ecológico do Kräuterzentrum. Os visitantes poderão assistir a transformação e a mistura das ervas em um centro de visitantes especial no piso superior.