-
Arquitetos: Estudio Galera
- Área: 293 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Diego Medina – dcfotografia
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto busca satisfazer necessidades funcionais, estéticas e semânticas.
Devido à baixa altura do terreno e as restrições da zona para modificar a topografia natural, a casa se eleva buscando um vínculo indireto com o lote, mais visual que funcional.
O programa é dividido em dois vagões de uso, separando as atividades privadas dos ambientes públicos.
Estes vagões dispostos em "L" e separados por meio nível de diferença, se abrem ao parque da frente numa conformação extrovertida que pretende participar da rua.
O acesso hierarquizado por sua altura e as múltiplas entradas de luz, se convertem no nexo entre os distintos volumes arquitetônicos; gerando flexibilidade de uso aos habitantes da casa e evitando conflitos de privacidade.
O jogo da luz natural sobre as distintas texturas foi uma prioridade no desenvolvimento do projeto; buscando que a experiência arquitetônica seja rica aos sentidos e variável no tempo. Esta intenção está evidenciada nas pérgolas oblíquas, aberturas no teto, janelas no nível do chão, as colunas repetitivas que protegem a cozinha, entre outros elementos.
A cromaticidade é dada pelo uso dos materiais em seu estado natural, com uma grande riqueza de textura táteis e visuais. O predomínio do concreto busca a visão de unidade entre os blocos, enquanto que a pedra e a madeira dão o toque natural e aportam sensações de robustez e aconchego.
Um composição articulada e dinâmica; que joga com a ortogonalidade, o terreno, ângulos e ritmo.