Os escritórios ADEPT e Mandaworks foram selecionados como vencedores de um concurso de projeto para o desenvolvimento urbano da região de Kolkajen-Ropsten, no Porto Real de Estocolmo. Apelidado de "Royal Neighbour", o masterplan propõe a criação de mais de 12 mil novas unidades habitacionais, proporcionará 35 mil empregos nas próximas duas décadas, e cria uma nova área cultural para a cidade.
Kolkajen e Ropsten se situam ao longo do principal porto industrial e desempenharam, anteriormente, importantes papéis na administração, armazenamento e processamento do carvão. O Royal Neighbour divide a área em três regiões distintas e pretende modernizar o antigo porto, explorando as condições atuais do local.
A região norte do masterplan, conhecida como Kolkajen’s Balcony, abrigará uma série de áreas públicas - incluindo terraços e espaços de recreação - ao longo de um eixo central. Através da organização desses espaços serão criadas perspectivas para as estruturas históricas, para as atividades culturais e para a orla do rio, celebrando as diversas qualidades do lugar.
O Ropsten Plateau, por sua vez, receberá as funções de comércio e transporte. Organizado ao longo de uma grelha rígida, essa parte do projeto tem um programa bastante denso, com 70 mil metros quadrados de escritórios, hotéis, shopping centers e um hub de transporte que estabelece uma forte presença e abastece a atmosfera urbana.
A organização urbana de Royal Neighbour permite uma mistura de tipologias construtivas: edificações residenciais de quatro pavimentos ocuparão a região em torno dos parques e canais, ao passo que torres de 18 pavimentos otimizarão a orla.
A primeira etapa da construção está prevista para iniciar em 2017.
Prêmio
Primeiro lugarProjeto
Royal NeighbourArquitetos
Localização
Estocolmo, SuéciaColaboradores
WSPCliente
Prefeitura de EstocolmoÁrea
180.000 m²Ano do projeto
2035Fotografias
Cortesia de ADEPT/Mandaworks