- Área: 8155 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Tom Arban Photography
-
Fabricantes: Agway Metals Inc.
Descrição enviada pela equipe de projeto. A antiga sede da UCN foi uma solução dada a um grupo de edifícios de alojamento onde as salas de aula e os escritórios se dividiam ao longo de compridos e estreitos corredores interiores, com pouca possibilidade de interação para os estudantes. Não seria estranho, ao descrever as ideias para o novo campus, falar em luz solar, vistas e um ambiente inclusivo e comunitário para os alunos.
O novo edifício do campus possui uma superfície construída de 8.155 m2, e foi desenhado e construído em colaboração com o Centro Regional da Comunidade de Thompson a fim de criar um "centro urbano". Os dois edifícios compartilham uma grande abertura sem obstruções, conferindo a sensação de um espaço contínuo. As duas instalações compartilham serviços como refeitórios, academia, creche e uma biblioteca.
A rua interior e o átrio central funcionam como a coluna vertebral do projeto com salas de aula e escritórios abrindo-se diretamente à ela. Aqui, os estudantes e comunidade são convidados a relaxar, estudar e interagir com outras áreas informais de descanso e estudo distribuídas por todo o volume de 4 pavimentos.
A fachada sul confere a imagem pública ao novo campus quando se adentra ao terreno. Conceitualmente, é transparente como reflexo dos programas educativos e comunitários que contém. Os pavimentos superiores estão sombreados com uma séries de brises horizontais inspirados em técnicas de construções aborígenes vernáculas e no artesanato das canoas utilizadas pelos povos nativos para o transporte ao longo do rio Burntwood. Um dramático e acolhedor acesso principal de dois pavimentos fortalece a conexão com o centro da comunidade, e atua como a área comum de reunião.
A experiência dos estudantes dentro dos edifícios se refere a manter um ambiente seguro e acolhedor, com luz natural abundante e grandes vistas para o exterior. A paleta de materiais foi simplificada aos que se relacionam diretamente com a região e com os valores culturais aborígenes, enquanto proporciona também texturas e calidez ao projeto. Com isto em mente, o edifício utilizou granito regional, cedro e revestimento de metal. Um teto verde, em inclinação ascendente oferece um entorno natural ao ar livre para os estudantes e trabalhadores, e aparenta que o edifício está surgindo da terra. A curvatura cria um lugar de encontro acolhedor com orientação ao sul, protegida dos ventos do inverno ao norte.