-
Arquitetos: Miguel Marcelino
- Área: 2885 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:José Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. O local de implantação da escola proporciona uma relação próxima com a natureza. Situada num meio rural, a nova escola básica com jardim de infância encontra-se rodeada de belas árvores adultas.
A proposta explora a relação interior com as vistas exteriores através de dois sistemas que vão ditar a organização espacial da escola: nas salas de aula procura-se a concentração dos alunos - deste modo as largas janelas são abertas para reentrâncias, como pátios privados, garantindo controlada luz solar e vistas diagonais para a envolvente. Nos espaços comuns acontece o oposto, vistas diretas e frontais para o exterior, largos campos de perspectiva em todas as direções bem como abundante iluminação natural em todos os amplos corredores da escola.
Não há separação entre estrutura, arquitetura e instalações técnicas. A estrutura é simultaneamente arquitetura e a sua matéria é o próprio acabamento final. Os tubos e caminhos de cabos não são escondidos e a maioria da ventilação e arrefecimento faz-se através de sistemas semi-passivos.