-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group
- Área: 2500 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Iwan Baan, Jens Lindhe, Rasmus Hjortshoj, Peter Moldow
Descrição enviada pela equipe de projeto. O salão multiuso de 1100 m² e a mais recente adição de dois níveis para o Colégio Gammel Hellerup, ao norte de Copenhague, proporciona aos alunos espaços generosos para desdobramento criativo e social, ao mesmo tempo que aumenta a capacidade da escola em resposta a sua crescente popularidade.
Originalmente um edifício ao lado do campus, as instalações do ginásio tornou-se insuficiente; Faltava um espaço multi-funcional grande para atividades físicas, formaturas e reuniões sociais. Em resposta, BIG projetou uma sala polivalente para a educação física e o desenvolvimento social dos alunos, desenhando sua curva tradicional a partir da física de uma mão lançando uma bola. Colocado a cinco metros abaixo do solo do pátio da escola, a sala controla a temperatura de forma passiva e não se impõe a seu contexto. Acima do solo, a cobertura levemente curvada do do salão é um lugar de encontro informal. A borda do telhado é concebida como longos bancos sociais, perfurada com pequenas janelas para fornecer iluminação natural abaixo. A forma do telhado baseia-se na fórmula de um arco balístico. A forma segue a fórmula!
Durante a construção da sala, a escola planejou um novo prédio, localizado entre a sala multiuso da escola e os campos de futebol adjacentes. Este novo edifício de artes pretende conectar as áreas de esportes, com instalações educacionais existentes num fluxo contínuo. Ao colocar partes do novo edifício sob os campos de futebol, os alunos são capazes de caminhar através da sala multiuso, afundada no centro do pátio, para as salas de aulas, cantina e para a entrada principal no nível da rua. Além disso, as novas instalações situadas no subsolo formam o telhado do edifício de novas artes, ampliando os campos de futebol em um tapete verde para a atividade informal e para servir como assento informal com vista para futuros eventos esportivos.
Materiais de construção e acabamentos conhecidos da sala multiuso estão integrados na ordem inversa - onde o salão é um sanduíche de madeira com o centro de concreto, as salas de aula são o oposto - paredes de madeira se estendem entre as superfícies de concreto. A continuidade e a repetição dos materiais criam uma identidade visual coerente para a escola.