O escritório Vincent Callebaut Architectures recebeu menção honrosa por sua proposta intitulada "Wooden Orchids” para a Mount Lu Estate of World Architecture Competition, organizada pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) - um concurso que desafiava os participantes a proporem diversos edifícios culturais e comerciais nas proximidades de um dos maiores jardins de flores do mundo. Wooden Orchids consolida essas funções em um centro que conversa com os aspectos demográficos e climáticos da região.
Integrado ao tecido urbano existente, Wooden Orchids busca combater os efeitos negativos do êxodo rural - superlotação e poluição - ao passo que acomoda os ciclos de turistas.
O projeto consegue isso através de espaços públicos e privados interpenetrados que encorajam a responsabilidade ambiental desde a esfera individual até a comunitária, todas contidas em um grande "jardim".
Inspirado por sequências numéricas encontradas na natureza, Wooden Orchids deriva sua forma de uma seção aura e de um padrão biomimético. O complexo comercial emprega estruturas pré-fabricadas de madeira para emular as pétalas das orquídeas, que são, então, replicadas para conformar um volume prismático.
A fabricação das células emprega processos aditivos e subtrativos em resposta a seus programas. As salas de cinema, a biblioteca, as instalações da academia e os serviços de alimentação, por exemplo, apresentam fachadas sólidas, enquanto que o mercado de produtos naturais e as lojas se mesclam aos jardins e trazem luz natural aos ambientes internos através de fachadas abertas.
Em termos de sustentabilidade, o complexo faz uso de estratégias passivas e fontes renováveis de energia para atingir 70% de redução no consumo. Essas estratégias incluem aquecimento e resfriamento geotérmico, coleta de água das chuvas, otimização da luz natural através da orientação do edifício, turbinas eólicas e pomares na cobertura que ajudam a purificar o ar.
Concurso
Molewa, Mount Lu Estate of World Architecture, Ruichang, ChinaPrêmio
Menção HonrosaProjeto
WOODEN ORCHIDSArquitetos
Localização
MOLEWA, Ruichang, Jiujiang, Jiangxi, ChinaGerente de projeto
Creativersal International, Ltd., Hong KongAssistente técnico
Chetwoods Architects, LondonProtor do projeto
Huayan Cultural Investment Company, Ltd., Beijing, ChinaÁrea
30.000 m²Fotografias
Cortesia de Vincent Callebaut Architectures