Vincent Callebaut propõe um shopping na China inspirado na geometria de uma flor

O escritório Vincent Callebaut Architectures recebeu menção honrosa por sua proposta intitulada "Wooden Orchids” para a Mount Lu Estate of World Architecture Competition, organizada pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) - um concurso que desafiava os participantes a proporem diversos edifícios culturais e comerciais nas proximidades de um dos maiores jardins de flores do mundo. Wooden Orchids consolida essas funções em um centro que conversa com os aspectos demográficos e climáticos da região.

Vincent Callebaut propõe um shopping na China inspirado na geometria de uma flor - Mais Imagens+ 10

Cortesia de Vincent Callebaut Architectures

Integrado ao tecido urbano existente, Wooden Orchids busca combater os efeitos negativos do êxodo rural - superlotação e poluição - ao passo que acomoda os ciclos de turistas.

Vista para o lago. Cortesia de Vincent Callebaut Architectures

O projeto consegue isso através de espaços públicos e privados interpenetrados que encorajam a responsabilidade ambiental desde a esfera individual até a comunitária, todas contidas em um grande "jardim".

Pétala e caixa. Cortesia de Vincent Callebaut Architectures

Inspirado por sequências numéricas encontradas na natureza, Wooden Orchids deriva sua forma de uma seção aura e de um padrão biomimético. O complexo comercial emprega estruturas pré-fabricadas de madeira para emular as pétalas das orquídeas, que são, então, replicadas para conformar um volume prismático.

Caminho de pedestres. Cortesia de Vincent Callebaut Architectures

A fabricação das células emprega processos aditivos e subtrativos em resposta a seus programas. As salas de cinema, a biblioteca, as instalações da academia e os serviços de alimentação, por exemplo, apresentam fachadas sólidas, enquanto que o mercado de produtos naturais e as lojas se mesclam aos jardins e trazem luz natural aos ambientes internos através de fachadas abertas.

Cortesia de Vincent Callebaut Architectures

Em termos de sustentabilidade, o complexo faz uso de estratégias passivas e fontes renováveis de energia para atingir 70% de redução no consumo. Essas estratégias incluem aquecimento e resfriamento geotérmico, coleta de água das chuvas, otimização da luz natural através da orientação do edifício, turbinas eólicas e pomares na cobertura que ajudam a purificar o ar.

  • Concurso

    Molewa, Mount Lu Estate of World Architecture, Ruichang, China
  • Prêmio

    Menção Honrosa
  • Projeto

    WOODEN ORCHIDS
  • Arquitetos

  • Localização

    MOLEWA, Ruichang, Jiujiang, Jiangxi, China
  • Gerente de projeto

    Creativersal International, Ltd., Hong Kong
  • Assistente técnico

    Chetwoods Architects, London
  • Protor do projeto

    Huayan Cultural Investment Company, Ltd., Beijing, China
  • Área

    30.000 m²
  • Fotografias

    Cortesia de Vincent Callebaut Architectures

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:MOLEWA, Ruichang, Jiujiang, Jiangxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Giermann, Holly. "Vincent Callebaut propõe um shopping na China inspirado na geometria de uma flor" [Vincent Callebaut Proposes “Wooden Orchids” Green Shopping Center for China] 09 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/768146/vincent-callebaut-propoe-um-shopping-na-china-inspirado-na-geometria-de-uma-flor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.