-
Arquitetos: Handel Architects
- Área: 29000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Nico Saieh
Descrição enviada pela equipe de projeto. A construção do edifício de escritórios de 29000 m², no bairro El Golf de Santiago, foi recentemente finalizada.
Santiago tem um clima temperado e os chilenos gostam de aproveitar a natureza e o ar livre. Isto nos levou a repensar a tipologia padrão de escritórios. Uma série de volumes irregulares foram escalonados para relocar as hierarquias estáticas da caixa hermética, desta forma se criaram uma variedade de terraços ao ar livre que permite vegetação e interação social. O edifício também representa nossa forma de pensar sobre a natureza em constante mudança do lugar de trabalho, no qual a utilização deste tipo de espaços é uma parte integral da vida cotidiana.
O terreno está rodeado por ruas em três de seus lados, gerando uma condição de ilha, com um sol ideal e exposições visuais. Os volumes da torre estão deslocados de forma individual para responder às condições climáticas locais e atenuar o ganho de calor solar.
Santiago é uma cidade metropolitana vibrante. Rodeada pela Cordilheira dos Andes, a cidade cresceu lentamente com projetos verticais comerciais e residenciais, aproveitando as vistas sem precedentes. A maior parte deste crescimento foi produzido nos últimos vinte anos com uma arquitetura de estilo contemporâneo. Alto El Golf encontra-se numa área que cresceu desta forma e o projeto está em consonância com o estilo moderno e a escala pela qual a zona é conhecida.
A pele exterior do projeto é construída como um sistema de parede cortina do chão ao teto que permite maximizar a infiltração da luz natural e a capturar uma maior quantidade possível de vistas desejadas. A fenestração sobre a parede de vidro é delineada numa expressão muito contemporânea de aletas verticais em dois diferentes padrões criando interesse visual.