- Ano: 2014
-
Fotografias:Roland Halbe, Antonio Balsera Gómez
-
Fabricantes: Effisus
Descrição enviada pela equipe de projeto. A área do Mercado Barceló compreende espaços públicos, edifícios e instalações temporárias que formam parte de um mesmo conjunto. Sua denominação múltipla anuncia o protagonismo coletivo e revela a condição social do programa: um mercado compacto sobre o qual se eleva um pavilhão desportivo emoldurando a cidade e frente ao qual se localiza uma biblioteca em balanço sobre o pátio de um colégio.
As distintas variantes estruturais (pórtico, balanço, vigas) geram diferentes espaços cívicos ao redor: uma rua coberta, uma praça longitudinal, um terraço elevado. Nesta matriz combinatória - de equilíbrio de necessidades funcionais, sistemas estruturais e espaços urbanos - radica a condição densa e híbrida que caracteriza a atuação.
No limite entre o centro antigo de Madrid e sua expansão subsequente, rodeada de edificações históricas e construções contemporâneas, ruas estreitas e praças, o mercado - cujo interior não foi construído respeitando o projeto dos autores - se expressa como um corpo autônomo, situado na confluência das ruas Mejía Lequerica e Beneficencia às quais se abrem suas distintas fachadas. Separado por uma estreita rua-galeria interior de proporção vertical, o pavilhão polidesportivo se soma ao balanço acima do mercado, cuja cobertura é na realidade um grande terraço público elevado.
A biblioteca, situada no outro lado da nova praça longitudinal, sobrevoa o pátio do colégio ao qual se conecta para formar um conjunto relacionado formalmente com os outros edifícios. A definição geométrica e a expressão material de seus fechamentos anunciam que - apesar de seus diferentes usos - as novas edificações pertencem a um mesmo tempo e lugar. Uma pele formada por peças de vidro moldados em grandes dimensões unifica sua aparência exterior transmitindo leveza e unidade ao conjunto.