-
Arquitetos: SCHMIDHUBER
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Rothoblaas, EGGER, Linvisibile, Serge Ferrari
“Feeding the Planet, Energy for Life” é o tema central da Expo Milão 2015. O pavilhão Alemão se orienta a partir deste fio condutor, explorando o lema "Campos de Ideias". A Alemanha se revela como uma "paisagem" vibrante e fértil, repleta de ideias sobre o futuro da alimentação da humanidade. O pavilhão ilustra de forma nítida quão importante o respeito pela natureza é para nossa alimentação, convidando os visitantes assumirem posturas ativas em relação a isso.
Os visitantes podem descobrir os "Campos de Ideias" a partir de duas rotas diferentes: caminhando pela cobertura completamente acessível do pavilhão, que convida-os a relaxar; ou explorando a exposição dentro do pavilhão, que aborda assuntos como as fontes de alimento, a produção de comida e o consumo no mundo urbanizado.
Os elementos centrais do projeto são os abrigos em forma de vagem: os "semeadores de ideias". Seu vocabulário formal e construção são inspirados na natureza. Estes elementos conectam os espaços internos e externos - uma mistura de arquitetura e exposição - e, ao mesmo tempo, proporcionam aos visitantes um espaço protegido do forte verão italiano.
Ao integrar tecnologia fotovoltaica orgânica de ponta, esses abrigos se tornam "árvores solares". O Pavilhão da Alemanha é o primeiro projeto internacional de grande escala a empregar esses novos e promissores produtos que permitem uma integração muito mais harmônica entre arquitetura e tecnologia.