-
Arquitetos: Joan Puigcorbé
- Área: 651 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Jordi Miralles
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta casa é estabelecida uma relação, sem solução de continuidade, entre o interior e o exterior. Uma sucessão de camadas entre o aberto e o intermediário. Os limites são defeitos através das lâminas de vidro e vegetação, marcados pelos planos horizontais, piso e teto. O cheio e o vazio se relacionam numa sucessão de matéria, água, vegetação e céu. Os limites laterais estabelecem a única relação cheio-vazio, numa sucessão de materiais sólidos que fecham o olhar transversal.
Nas laterais, limites com vizinhos, são dispostos todos os dormitórios, deixando o espaço intermediário entre volumes para a localização dos usos mais sociais: cozinha-copa, sala, piscina e churrasqueira.
As árvores existentes atravessam sem concessões o interposto entre elas.
Uma cortina perimetral de corda e vegetação pontua os limites do elemento edilício, criando um interstício de sombra/luz que qualifica o espaço.
Apenas um material, madeira de melina, reveste o interior e exterior.
A mesa da cozinha e a própria cozinha conformam uma planta "esculturizada" que preside a área social.
Esta casa responde às características já existentes da paisagem e revela novas dimensões da topografia do local. Em sua formalização e materialidade as experiências de luz, sombra, terra, água e ar são intensificadas. Se apresenta claramente em forma global e fluída em sua articulação com o espaço.
Originalmente publicado em Junho 16, 2015.