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Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Ano: 2013
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Fotografias:Simon Menges
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Fabricantes: Hygolet de México, Kone, Kuraray, USG, Zumtobel, meTecno
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em um terreno triangular na área de Polanco da Cidade do México, este novo edifício do museu exibe parte de uma das maiores coleções particulares de arte contemporânea na América Latina - Colección Jumex - e é parte de um plano de desenvolvimento urbano mais amplo. Ignorado pelos grandes edifícios comerciais, o lote constrangido é delineado pela principal rua de Miguel de Cervantes Saavedra, a linha ferroviária de Cuernavaca e uma propriedade adjacente ao leste. A qualidade extremamente individual dos prédios vizinhos se sobressai a qualquer tentativa de integrar o novo museu dentro deste contexto urbano particular.
A ausência de referências visuais ou estéticas coerentes na qual o projeto poderia ser comodamente inscrito ofereceu uma rara oportunidade de criar um edifício distinto que contribui simultaneamente para o contexto mais amplo. Direcionado para o parque triangular, o edifício pode ser descrito como um pavilhão independente que corresponde à natureza eclética dos edifícios vizinhos, que incluem o Museu Soumaya e o Teatro Cervantes. A massa do edifício responde ao plano não ortogonal do terreno, que ele explora para proporcionar a máxima ocupação do lote ao entregar o programa dentro dos limites das necessidades de planejamento locais.
A administração principal da Fundação Jumex e sua sede operativa, bem como instalações de armazenamento da coleção, biblioteca e um espaço de exposição permaneceram nas instalações existentes em Ecatepec. O novo edifício oferece um espaço de exposição mais próximo de um público mais amplo na Cidade do México. O museu apresentará um programa de exposições temporárias, incluindo de obras da Coleção Jumex, em constante crescimento. Como tal, os espaços de galeria deverão acomodar diversas técnicas de visualização para se adequar tanto em casa, quanto a curadores convidados com diferentes abordagens.
Com uma atmosfera informal, o edifício vai apenas receber exposições, mas também irá fornecer uma plataforma para o discurso e atividades educativas. Atendendo a uma variedade de visitantes - de quem nunca visitou uma galeria até estudiosos internacionais e experientes freqüentadores - é para o gozo tanto da comunidade local, quanto de turistas. Outras atividades, incluindo palestras, discursos, debates, conferências e exibições de filmes serão realizados nas salas da galeria ao invés de ocorrer em espaços que promovem a segregação.
O espaço de exposição principal está localizado nos dois pavimentos superiores e otimiza o uso da luz do dia para a galeria do andar superior . Os níveis mais baixos compreendem uma série de espaços que fornecem os aspectos mais sociais e de base comunitária do programa. Um espaço aberto multifuncional fica entre as galerias superiores e no piso térreo , e permite aos visitantes desfrutar de vistas elevadas da paisagem e da vida urbana da rua.
O formato das placas do piso e a posição dos núcleos de construção fornecem grandes salas singulares que podem ser facilmente subdivididas em dois ou mais espaços individuais . Um telhado de dente de serra distintivo cria uma geometria rítmica que define a galeria do terceiro pavimento. Composto por uma estrutura de aço com luzes na cobertura e virado a oeste, o telhado distribui uniformemente a luz para iluminar as obras de arte e criar uma luz ambiente para o espaço. A luz pode ser moderada para atender aos requisitos específicos da curadoria.
O piso térreo abriga as instalações de armazenamento de arte, salas de instalação, escritórios administrativos e uma sala multiuso. Os outros quatro andares abaixo fornecem um amplo parque de estacionamento . Apoiada em 14 colunas, toda a propriedade fica em um embasamento elevado, permitindo que o piso térreo se funda com a praça pública. Este conceito de maximizar o espaço de acesso público continua a partir da praça para a loggia no primeiro pavimento do edifício.
O embasamento, as colunas, os núcleos do térreo, o primeiro pavimento e os sofitos são de concreto branco aparente, enquanto as fachadas, o telhado e o piso do embasamento são feitos de travertino local originário de Xalapa, Veracruz. Todas as janelas são de altura completa com vidros e quadros de aço inoxidável. A continuidade do revestimento travertino confere ao edifício um caráter sólido, como uma reminiscência de tradições indígenas esculturais .