- Área: 1000 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Joachim Schumacher
Descrição enviada pela equipe de projeto. No centro tecnológico de Lünen, sobre uma antiga fábrica e mina de carvão, esta o "UFO" (unknown flying object, ou objeto voador não identificado, "OVNI" em português). Projetado em 1985 por Luigi Colani, o "UFO" tornou-se um marco bem conhecido na área. O centro de tecnologia da Academia de Ciências Aplicadas acomoda o edifício de mineração e o "UFO" desde 2001. Em 2007, LÜNTEC GmbH, o proprietário e operador, iniciou um concurso para a remodelação e ampliação do espaço de escritórios no complexo.
A ideia principal do concurso foi integrar o "UFO", o eixo e o edifício subjacente em um complexo multifuncional capaz de atender a uma ampla variedade de espaços.
A exigência principal era preservar o charme industrial do eixo através de intervenções construtivas mínimas, que agora serve como base para o "UFO".
O complexo agora vai receber exposições, eventos e conferências. O UFO, que era uma entidade com pouco uso e distante do centro de engajamento, agora coroa o complexo e oferece espaço para encontros de negócios. Com 37 metros de altura, permite uma imponente vista panorâmica de 360° aos visitantes. A atmosfera criativa dentro é suportada através da iluminação controlada, texturas e materiais de alta qualidade.
Como o centro de tecnologia é marcado pela sua paisagem contrastante, juntamente com a existência do UFO, era uma necessidade incorporar o edifício-eixo ao conjunto completo, mas ao mesmo tempo, torná-lo independente.
O desenho do edifício de extensão, em comparação com os edifícios existentes heterogêneos, torna-o diferente.
Particularmente a cor preta da terra ou a fachada cubista clara forçam a tensão necessária entre o existente e o contemporâneo.
A fachada monolítica escura contrasta com as aberturas generosas e altas, que trazem transparência e leveza ao volume.
A integração das instalações necessárias no núcleo do edifício possibilita espaços de escritório claros e flexíveis.
Com a implementação do planejamento integrado, foi possível na fase de concepção envolver todos os engenheiros e consultores necessários para otimizar o processo de projeto e garantir uma boa comunicação entre o desenvolvedor e o planejador satisfazendo assim todos os objetivos.
O projeto recebeu menção honrosa no prêmio de fachadas alemão com o título de "a obra do ano" que mostra o conceito inovador de desenho integrado do edifício.