![Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Escada, Fachada](https://images.adsttc.com/media/images/5589/9223/e58e/ce1c/2900/013a/newsletter/Guarulhos-Moscardi-1.jpg?1435079193)
Por Jamile Weizenmann
O edifício é formado por um volume único retangular organizado por uma malha regular cujo módulo é um quadrado de nove metros de lado. Na sua totalidade possui treze módulos no sentido longitudinal e quatro módulos no sentido transversal.
![Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Fachada](https://images.adsttc.com/media/images/5589/9255/e58e/cef4/b500/014f/newsletter/Guarulhos-Moscardi-3.jpg?1435079245)
A planta baixa é setorizada em três faixas longitudinais que definem o zoneamento funcional e cada uma possui uma cota de nível. Na primeira faixa, equivalente a uma linha de módulos, estão as salas de aula orientadas a sudoeste. Nas duas linhas modulares seguintes, à cota de um metro e meio abaixo do nível das salas, dispõe-se o pátio aberto, a quadra esportiva, auditório e outro pátio aberto menor. Na última faixa configuram-se dois pavimentos. A partir do nível da quadra, subindo um metro e trinta centímetros, situam-se o setor administrativo e mais duas salas de aula. E, descendo um metro e cinquenta centímetros estão os sanitários coletivos e a cantina. Este nível inferior permite um dos acessos à edificação, ocupando quatro módulos localizados entre os sanitários.
![Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 13 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/5589/92f8/e58e/ce1c/2900/013e/newsletter/01.jpg?1435079411)
A estrutura da edificação segue o rigor da modulação estabelecida e das faixas organizadoras do programa funcional. O módulo rege a distância entre os pilares no sentido longitudinal, elucidando o programa repetitivo das salas de aula. No sentido transversal, distam exatamente um módulo nas faixas das extremidades e dois módulos na faixa central, gerando quatro linhas de pilares. A cobertura é uma laje em concreto, tipo caixão perdido. Nas faixas da extremidade o vínculo entre a laje e os pilares funciona como estrutura em pórtico. Já no centro, a grelha nervurada recebe subtrações, que configuram zenitais, permitindo a entrada de iluminação natural sobre a quadra.
![Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 8 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/5589/9205/e58e/ce1c/2900/0138/newsletter/Guarulhos-Kon-2.jpg?1435079165)
A peculiaridade do desenho dos pilares, cuja seção reduz ao se afastar da cobertura, é coerente com o sistema estrutural de pórtico aliando racionalidade à plasticidade. Na fachada sudoeste, os pilares funcionam como elemento estrutural e brise vertical. A continuidade da laje de cobertura completa a proteção solar mista, formando uma lâmina horizontal sobre os pilares. Na fachada nordeste, em predominância, são utilizados elementos vazados de concreto, cobogós, que reforçam a presença do módulo estrutural a partir do desenho quadricular proposto.
![Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 14 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/5589/92f0/e58e/cef4/b500/0151/newsletter/02.jpg?1435079404)
![Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 15 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/5589/9302/e58e/ce1c/2900/013f/newsletter/03.jpg?1435079422)
Nas extremidades, os pilares posicionados da edificação não tangenciam as esquadrias. Medem a espessura da parede por um metro e meio de profundidade, sendo perpendiculares à maior dimensão do volume. Atingem dois metros e oitenta de altura. Os pilares são recortados no seu canto inferior externo. À medida de um terço de sua altura total e encontrando o centro da base, origina-se a linha diagonal desta subtração formando um ângulo de quarenta e cinco graus no sentido exterior ao interior da edificação.
![Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Viga](https://images.adsttc.com/media/images/5589/9235/e58e/ce1c/2900/013b/newsletter/Guarulhos-Moscardi-2.jpg?1435079214)
Os pilares internos, posicionados junto à faixa central têm mesma espessura dos pilares das extremidades. Já a sua face maior define uma forma poligonal irregular cuja menor medida está na altura que coincide com a base dos pilares externos. A partir dessa aresta virtual intermediária, o polígono amplia-se formando ângulos obtusos tanto em direção à laje de cobertura quanto ao piso da quadra. Desse modo, o perímetro da face lateral dos pilares internos é antes a soma de dois polígonos mais simples, unidos por uma aresta comum.
![Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 3 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/5589/922a/e58e/cef4/b500/014c/newsletter/autor-desconhecido.jpg?1435079207)
Os ângulos internos das linhas oblíquas externas que ampliam a seção dos pilares internos são idênticos: cento e quinze graus em relação ao eixo horizontal. Já o ângulo da segunda linha oblíqua inferior, que finaliza ao tocar o piso da cantina, é limitado pelo encontro desta diagonal com a projeção de uma linha imaginária no alinhamento da parede do setor administrativo. Nestes pilares, a única linha vertical, que configura uma face, é aquela mais próxima aos pilares externos que, não obstante, é quebrada por uma pequena diagonal que amplia a seção do pilar no encontro com a laje superior.
![Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 16 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/5589/930f/e58e/ce1c/2900/0140/newsletter/04.jpg?1435079432)
A relação entre os dois tipos de pilares encontra-se na diagonal que define o corte inferior dos pilares externos. O mesmo ângulo gera um segmento da diagonal que cria o canto superior externo dos pilares internos adjacente à quadra. Esta adição amplia a seção no pilar no encontro com a laje superior.
Na obra do Ginásio de Guarulhos, a partir de um esquema modular inicial lança-se a estrutura resistente. Esta, ao constituir-se tridimensionalmente, revela na forma expressiva dos seus elementos a linguagem arquitetônica do edifício.
![Clássicos da Arquitetura: Ginásio de Guarulhos / Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi - Imagem 9 de 16](https://images.adsttc.com/media/images/5589/91f7/e58e/cef4/b500/014a/newsletter/Guarulhos-Kon-1.jpg?1435079151)
Jamile Weizenmann é arquiteta e urbanista pela UNISINOS em 2006, mestre e doutoranda pelo PROPAR-UFRGS. É coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e docente da UNIVATES.
Este Clássico da Arquitetura foi elaborado durante o I Workshop ArchDaily Brasil e selecionado por nossa equipe editorial. Se você quiser compartilhar suas ideias em ArchDaily Brasil, nos escreva para colabore@archdaily.com.
- Ano: 1960
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Fotografias:© Acervo Vilanova Artigas