- Área: 646 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de 1126 m² apresentado para o projeto da Residência em Praia dos Lagos tinha características muito interessantes. Da testada do lote avista-se a lagoa. Nos fundos do terreno o mar. A topografia apresentava-se pouco acidentada, com o terreno em aclive a partir da cota da rua em desnível de cerca de três metros.
A estratégia de intervenção foi direcionada a implantar um edifício onde as visuais, tanto da lagoa à noroeste quanto do mar a sudeste, fossem respeitadas. Para tal dividimos a casa em 4 volumes que acabaram por setorizar os programas e seu funcionamento.
Os espaços comuns da residência foram colocados no eixo noroeste/sudeste, no sentido de permitir a contemplação da paisagem nos ambientes de maior permanência dos usuários. O setor íntimo e de serviços ficariam ao sul do lote, em dois volumes, aproveitando as melhores orientações de ventilação e ensolejamento para os dormitórios. Já o pavilhão de hóspedes funcionaria independentemente ao norte do sítio.
O acesso à residência se dá através de uma escada de concreto, vencendo um vão de 2.80m sobre um talude ajardinado. Na cota 7.00, temos o acesso a piscina e a hidromassagem e um jardim de recepção.
Aproveitando o terreno em aclive, situamos sobre o platô na cota 7.00, a 2.80m do nível da rua, os espaços de lazer da residência e a maioria do programa de serviço. Uma caixa vazada de concreto marca o acesso ao setor público da casa, sendo o primeiro dos quatro volumes identificados pelo usuário. Com uma laje de 60m², e apoios apenas nas extremidades, promove-se sombra a varanda e ao espaço gourmet. Nesta caixa ainda se desenvolve a cozinha e a área de serviço, além do acesso ao subsolo.
Ainda no térreo, há um jogo de tensões entre dois volumes que se voltam para o mar com uma lâmina de concreto que os conecta. Duas vigas invertidas de concreto armado, com 75cm altura, atirantam a laje que define a sala de jantar e o deck de madeira. Além de proporcionar um espaço sem a interferência de pilares, a laje promove a conexão entre os dormitórios dos moradores com o pavilhão de hóspedes.
O pavilhão de hóspedes possui acesso independente do resto da residência. Seu funcionamento é viabilizado através de um programa com copa, sala de estar e dormitório em cada um dos dois pavimentos. Uma escada de concreto, com fechamento lateral em vidro e madeira, conecta o térreo com o primeiro andar do volume.
O volume onde situa-se os dormitórios dos proprietários abriga no térreo o home theather e a sala de estar. No primeiro pavimento estão o dormitório das filhas do casal e a suíte master, ambos voltados para o mar.
No subsolo, na cota 4.10, a pavimentação em pedra portuguesa promove a integração entre o estacionamento com a rua. Nesse pavimento está localizado a área de serviço, depósito, dormitórios para empregados e sanitários. Um pergolado de concreto promove sombra aos automóveis estacionados, criando um espaço de transição entre a rua e o ambiente privado.