- Área: 464 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:James Dow / Patkau Architects, Peter Buchanan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de campo de montanhas está localizada em uma encosta com vistas panorâmicas do Vale Whistler no sudoeste da British Columbia. O terreno possui inclinação difícil que oferece apenas espaço suficiente para uma garagem e uma estreita entrada junto à rua no topo da encosta.
A forma externa da casa é moldada pela intersecção de duas considerações principais: a primeira é a área ocupável permitida do edifício e sua altura. A segunda é a necessidade de escoar a neve da cobertura em áreas apropriadas de armazenamento no terreno. O volume escultural que emerge desta intersecção de metragem construída e o formato do telhado é ocupado de maneira a manter as propriedades plásticas inerentes da forma construída.
O pavimento principal é essencialmente um grande espaço com áreas de estar, de jantar, cozinha e um deck externo que se abre para as vistas do vale. Uma fenda vertical no ponto mais alto da cobertura traz luz para a parcela mais profunda da casa ao atravessar todo o volume. As escadas estão instaladas sob este rasgo, onde também há uma passarela que conecta a suíte principal e um espaço de estudos. Abaixo, no nível inferior, espaços mais íntimos como dormitório de hóspedes e uma segunda área de estar, assim como um ampla área de serviço. Acessível diretamente da entrada da garagem, este espaço de serviço concentra estrutura de apoio à vida na neve, e conta com varal, máquina de lavar e secar, além de espaço de armazenamento de material para suas atividades diárias. Outro lance de escadas conectam este pavimento com um pátio externo embaixo da casa, a única área plana da casa junto à entrada principal.
A construção é um híbrido de sistemas monolítico e armações. As lajes e paredes que envolvem o primeiro pavimento são de concreto, enquanto que a maior parte dos pavimentos superiores possuem estrutura feita de um composto metálico e madeira. Toda a estrutura é envolta em painéis de madeira de ipê, do teto convencional às paredes de fechamento. A massa térmica da estrutura inferior em concreto ameniza as mudanças de temperatura dentro da casa no verão e no inverno. No verão, os interiores são resfriados naturalmente e ventilados através de um sistema que expele o ar pela abertura superior central.