A estrutura de madeira do Museu do Vinho de Bordeaux foi concluída; este é o primeiro passo do ambicioso projeto previsto para ser inaugurado em 2016. Projetado por XTU Architects e localizado na orla do rio Garonne, Bordeaux, o museu se coloca como um farol em destaque contra o skyline costeiro. Inspirado no espírito atemporal do vinho francês, as formas do edifício fluem em um espaço contínuo sem ângulos, evocando o movimento circular que fazemos para despertar um vinho antes de degustá-lo.
A estrutura de madeira existente é reminiscente de um campo das videiras e será aprimorada por uma fachada ondulada. Seu revestimento em vidro lembrará constantemente os visitantes da presença do rio e da cidade.
O escritório XTU tem investido muito em pesquisas experimentais e agricultura urbana, tendo projetado o Pavilhão do Marrocos na Bienal de Veneza de 2014 e o Pavilhão da França na Expo Milão 2015.
Para acompanhar o desenvolvimento desse projeto, siga o XTU no Facebook.
Arquitetos
Arquitetos responsáveis
Dominique Zentelin, Mathias LukacsEquipe do canteiro
Joan Tarragon, Delphine Isart, Claire Leroux, Thibault FabreEquipe de pesquisa
Joan Tarragon, Gaëlle Le Borgne, Stefania Maccagan, Cristina Sanchez, Sylvain Raillard, Maÿlis Fabre, Heiner Babon, Kathryn Frost,Cenógrafo
Casson MannEscritórios de pesquisa
SNC-Lavalin, RFR, Le Sommer EnvironnementProjeto de iluminação
8’18’’Espacialista em acústica
PeutzSinalização
Autobus ImperialProgramador
B. MautinProjeto de experiência olfativa
R. CahenDesigner de som
Casso & CieEmpreiteiras
GTM Bâtiment Aquitaine, CoverisÁrea
0.0 m²Ano do projeto
2016Fotografias