- Área: 6500 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Nelson Garrido
Descrição enviada pela equipe de projeto. A clínica é uma alternativa pioneira no setor da saúde, abordando aspectos como a segurança e intimidade mediante o desenvolvimento de um modelo inovador no qual os pátios anexos à fachada são os elementos condutores desta tipologia.
O programa ocupa a totalidade do terreno. O edifício é visto como um elemento monolítico construído por trás de elevados muros que constroem uma fortaleza ante o vandalismo, aumentando a privacidade do conjunto. Os pátios são "esculpidos" no volume para proporcionar luz natural à totalidade das clínicas. O tradicional conceito de fachada como elemento que proporciona luz, vistas e ventilação ao edifício é invertido. Os pátios são projetados para o interior gerando maior privacidade. As salas de consultas foram colocadas na fachada exterior cega e abertas aos pátios interiores onde também há um espaço comum fluido.
A colaboração direta com fornecedores e os processos paramétricos utilizados para gerar as superfícies em funções de espessuras mínimas resultaram num elemento vazado contemporâneo que se conecta com a identidade cultural dos usuários. Uma chapa metálica anodizada e perfurada permite a passagem de iluminação necessária e constitui um elo entre exterior e interior.
Ao entrar na clínica, um grande mosaico de cerâmica recebe o paciente. Esta gama colorida acompanha o vistante em seu percurso pelo edifício, as cores colaboram com a legibilidade do espaço. Esta prática é comum em hospitais e muito útil para ajudar usuários de culturas e idiomas distintos.
Devido à variedade e densidade do programa da clínica, os espaços são subdivididos em múltiplos departamentos autossuficientes que podem operar de forma independente. A circulação interior foi organizada de forma fluida, concebendo o espaço como uma sucessão de estâncias, áreas públicas, evitando ao máximo o esquema de corredor característico da tipologia hospitalar.
A clínica se tornou um edifício emblemático, o que foi possível graças à generosa doação do Sr. Ali Mohammad Thuniyan Al-Ghanim.