Quando pensamos em estações de metrô, a palavra silêncio em geral não vem à mente - com todo o tráfego de pessoas e trens, o som não é apenas produzido como também ecoado. Partindo disso, o escritório londrino Variant Studio desenvolveu uma proposta para o concurso da nova estação Novoperedelkino em Moscou, Rússia. Embora não tenha sido premiado, o estúdio foi uma das cinco equipes finalistas. Saiba mais sobre a silenciosa proposta, a seguir.
Através do uso de painéis tridimensionais de cerâmica porosa em formas prismáticas e piramidais, as paredes e o forro da estação agem como elementos de absorção de som, impedindo que as ondas ecoem.
Os pavilhões de entrada, assim como o espaço entre os pavilhões, seguem os mesmos princípios de projeto, com elementos de isolamento de som capazes de absorver até 40 decibéis.
A manutenção da estação seria realizada através de um método inspirado no sistema de lavação de carros que limparia as paredes e teto das plataformas com escovões capazes de remover a graxa dos trilhos.
Learn more about the design here.
Arquitetos
Fotografias
Via Variant Studio.