Em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro, o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo, que acontece de 20 a 26 de julho no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), incentivará o desenvolvimento de novas soluções para a cidade. Os participantes terão 4 dias de workshop para produzir propostas, com o objetivo de estimular a participação ativa de arquitetos, urbanistas e designers no redesenho da cidade. Os projetos serão julgados e os melhores, além de receberem prêmios, serão enviados à prefeitura do Rio.
A partir do tema central O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes, os Workshops se dirigem a cinco subtemas: Patrimônio Arquitetônico, Soluções Efêmeras, Urbanismo Espontâneo / Cidade Informal, Mobilidade Urbana e Desigualdade Social. Os participantes devem escolher um dos subtemas e trabalhar individualmente ou em grupos de até 5 pessoas.
Norteados pela legenda “Observe, Aprenda, Produza”, os workshops contam com a participação de profissionais convidados, que compartilharão suas experiências durante a manhã, enquanto a tarde será usada para aplicar os conhecimentos na prática. Os Talkers ficarão disponíveis após suas apresentações para ampliar reflexões, aconselhar e orientar.
O primeiro dia de workshop recebe o Presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, Washington Fajardo, falando sobre Patrimônio Arquitetônico; além do grupo RUA Arquitetos, que debate Soluções Efêmeras.
No segundo dia, o arquiteto Jorge Mario Jáuregui, responsável pela urbanização de mais de 15 favelas em diferentes locais da cidade, discute o Urbanismo Espontâneo. Clóvis Cunha, que participa de vários projetos na área de transporte, tais como estações de trem da CPTM e estações de Metrô, apresenta o tema Mobilidade Urbana, que também é assunto para o Studio Schwitalla, escritório interdisciplinar de prática arquitetônica, sediado em Berlim.
Reconhecido curador e diretor artístico de exposições e museus, Marcello Dantas abre o terceiro dia de workshop, com o tema Arte Pública e Desigualdade Social. Em seguida, o Fleshbeck Crew, composto pelos artistas BR, Toz e Piá, discute o Placemaking Criativo. Por fim, Renata Strengerowski fala sobre o Acupuntura Urbana, projeto apoiado desde 2013 pela rede Red Bull Amaphiko, que impulsiona empreendedores sociais de todo o Brasil.
Todo este processo será realizado no “Puxadão do MAM”, espaço construído com materiais reaproveitáveis, montado na parte externa do museu. Os trabalhos produzidos serão selecionados por um júri especializado e o resultado será divulgado no dia 26, domingo, último dia de Fórum. Os primeiros colocados de cada subtema recebem o valor de R$ 3 mil . Além disso, os três primeiros colocados de cada subtema terão seus projetos levados para a Prefeitura do Rio e publicados em um livro. Eles também recebem entrada grátis no próximo Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo.
Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho
- MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, 20021-140 – Rio de Janeiro /RJ
- Organização: Rio Academy / Tatac
- Informações e inscrições: www.rio.academy
- Facebook: facebook.com/rioacademy2015