-
Arquitetos: AGUIRRE ARQUITETURA
- Área: 881 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Leonardo Finotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Linhas retas e simples valorizam toda a obra e não os detalhes.
Os principais partidos deste projeto foram: a funcionalidade, insolação e privacidade! como a área era muito grande isto possibilitou uma distribuição perfeita dos setores: o intimo que abriga 3 suítes e o escritório foi direcionado para o leste recebendo o sol da manha e fica protegido do sol da tarde; o setor social com cinema, sala de estar, jantar, lavabo, varanda e vestiários foram posicionado para o sul para que nunca recebessem o sol e com isto ficassem mais fresco; o setor de serviço com cozinha, lavanderia, quarto de empregada, deposito, maleiro, despensa e louçaria voltados para o norte e oeste; A garagem ficou na frete da casa com ligação para o setor de serviço e o hall de entrada que liga o intimo e o social.
A fachada frontal destaca as linhas retas horizontais do projeto. A laje da garagem ficou com balanço de 15m para abrigar 5 carros. O pórtico da entrada foi revestido de concreto que cobre o hall de entrada que estende ate o corpo principal da residência com um jardim que acompanhe toda extensão, fechado com vidro internamente,com isto o jardim entra para dentro da casa e ilumina todo ambiente e o corredor dos quartos. O painel de cumaru esconde a porta principal que vai do chão ate o teto.
Para aproveitar o desnível natural e o terreno foi criado um pomar com o nível mais baixo, com isto o volume dos quartos voltado para ele ficou em balanço. Como os clientes gostam muito do barulho da água foi projetado um espelho d'água debaixo dos volumes com passarelas de concreto apoiados com pilares centrais que dão a impressão de estarem flutuando, criou se então uma lamina d'água que cai dos blocos na água e com isto cria uma atmosfera de cascata que umidifica os ambientes.
Como a sala ficou voltado para o sul! possibilitou um pé direito de 5m com portas de 6 folhas que abre quase todo o vão, com isto o exterior entra para dentro da casa. foi projetado um jardim de inverno a ideia das portas se repetiu possibilitando uma abertura dos dois lados da sala dando umas sensação de liberdade e uma ventilação cruzada. Todo corpo da sala foi revestido externamente de pedra, para contrastar com os outros blocos brancos. A varanda de 17m virou uma continuidade da sala com o mesmo alinhamento, isto permitiu uma integração total dos ambientes! as esquadrias de 6 folhas possibilitam uma abertura para o jardim e a piscina. A proprietária gosta muito de cozinhar, então a varanda virou uma cozinha gourmet aberta para o jardim com fogão, forno, churrasqueira e freezer refrigerado escondido em um grande balcão com bancada para receber a família e os amigos.
A piscina tem 21m toda revestida em pedra, como ela é branco a cor da água não sofreu interferência. A piscina ficou 60cm mais alta do piso e com borda infinita em toda lateral.
Todo o detalhamento, tanto no interior, quanto das áreas externas, foi desenvolvido dando continuidade à proposta da arquitetura, ou seja, uma linha uniforme, limpa, com bastante leveza e extrema elegância na definição dos materiais.
Isto está evidenciado tanto na escolha destes materiais (travertino em toda a área social e externa e madeira na área íntima ), quanto na proposta de utilização dos mesmos.
Já o trabalho desenvolvido na definição do mobiliário e decoração em geral, além de dar sequência à arquitetura proposta, aliou móveis extremamente limpos, às obras de arte e objetos de alta estima dos proprietários Com isto, procuramos uma integração destes elementos a fim de chegar ao efeito estético desejado , sem abrir mão do aconchego aos moradores.