- Ano: 2014
-
Fotografias:Peter Clarke
-
Fabricantes: Atkar
Descrição enviada pela equipe de projeto. As Faculdades St Kevin não comportavam mais o Centro de Música em seu Campus Glendalough. O projeto pedia uma nova instalação para suprir as necessidades de seu programa de música em constante expansão para os estudantes juniores e seniores de seu Campus Heyington e para ser acessível por toda a comunidade universitária para apresentações e reuniões.
O terreno é estreito e íngreme, envolto por apartamentos residenciais à oeste e os edifícios da faculdade à leste. O projeto dá atenção à estes e outras restrições dando uma resposta aos problemas relacionados à sua massa visual, interesse paisagístico e separação acústica de seus vizinhos. A necessidade de fornecer um acesso seguro e equitativo para todos, para a comunidade universitária e o público geral, foi considerada na criação de um caminho através de uma galeria central para promover o encontro e possibilitar apresentações informais. Dois portais conectam a entrada da faculdade e a entrada pública.
O centro de música fornece um grande espaço para recitais e ensaios com uma galeria de audição, enquanto que uma série de espaços menores configuram uma oportunidade para práticas individuais e em grupo de vários instrumentos.
A expressão arquitetônica externa do novo centro de música consiste de uma paleta robusta de materiais, com placas de zinco correspondendo ao ginásio esportivo da faculdade que está ao lado, e pegando referências do patrimônio arquitetônico do Monastério de St Kelvin na Irlanda, com sua construção em granito e pequenas janelas em fenda. As aberturas são construídas de lâminas triplas de vidro, conferindo alta performance acústica e térmica. Através do uso consistente de materiais o centro de música se integra na composição de edifício que formam a face pública da Faculdade, junto à rodovia Lansell.
Em contraste, os interiores são extremamente convidativos com suas paredes e forro revestidas em madeira clara; como um instrumento musical, os espaços são detalhados e esculpidos para serem quentes e repletos de textura com a madeira escolhida por suas propriedades acústicas e por representar sua beleza. Os detalhamentos internos dos forros acústicos também fazem referência à fachadas externas com sua padronagem em blocos. Grafismos foram escolhidos para celebrar a vida de Victor McMahon. "Advance Australia Fair” foi representado na escadaria para proporcionar um senso de pertencimento e uma oportunidade de aprender música fora de espaços especialmente projetados para isso.
O novo oratório foi criado como um local reflexão pessoal. O seu acesso se dá através de um espaço comprimido que passa à um espaço pequeno porém de pé direito alto. Exceto por uma composição em mosaico dourado e preto que faz uma homenagem à St Kevin, o espaço é revestido em pedra azulada para criar uma sensação monástica. Duas pequenas aberturas trazem luz natural. Uma delas à oeste proporciona uma luz ambiente ao longo do dia, enquanto uma fenda na parede junto ao teto possui um dramático shaft de luz que marca as horas do dia. Este fecho de luz recai sobre o mosaico decorativo anualmente, na manhã do dia 3 de junho - Dia de St Kevin.