- Área: 1347 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Catherine Thiry
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao lado da escola de ensino fundamental no bairro Pfaffenthal, rue Vauban, o "Centre du Mouvement Écologique" (Centro Ecológico), conhecido como o "MECO", estava em ruínas, sem qualquer valor de interesse, nem como patrimônio construído, nem como arquitetônico componente de tecido urbano.
Essa estrutura antiga, tendo sérios problemas com a estabilidade, umidade e capacidade de superfície útil, foi substituída por uma nova construção, exemplar para as suas respostas às preocupações e questões levantadas pelo desenvolvimento sustentável.
Portanto, a decisão foi tomada para erigir uma estrutura, respeitando os valores ambientais e energéticos exigidos para o meio ambiente. O novo edifício do "Centre du Mouvement Écologique" satisfaz os critérios de energia passiva de um edifício de uso misto.
A seleção de materiais de construção, a construção em si, as técnicas e as instalações levam em conta uma série de parâmetros desenvolvidos em parágrafos relativos ao ambientalismo, energia, estabilidade e design exterior. Esta nova construção, quase inteiramente feita de madeira maciça, que recorre ao concreto apenas quando estritamente necessário (escadas de incêndio e instalações do subsolo) ou ao aço para a construção de grandes vãos, é um projeto piloto de edifícios administrativos.
Variada de um andar para o outro, a complexa organização do "Centre du Mouvement Écologique" fica recolhida em uma construção sóbria de plataformas livres e flexíveis (espaço aberto). Cada espaço é particionado e equipado de acordo com as necessidades específicas dos diversos departamentos e cargos a serem hospedados.