-
Arquitetos: Jørgensen Design
- Área: 470 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Joe Fletcher Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em meio aos vinhedos e próximo do centro da cidade, o terreno no vale onde está a residência é um grande espaço repleto de antigas árvores e videiras.
O projeto consta de duas residências conectadas com vidro. Cada residência está protegida da rodovia próxima muito transitada, com duas paredes em forma de "L" - uma de pedra e outra de madeira. Os cômodos por trás destas paredes são dispostos em torno de pátios e terraços. Além disso, são conformados vários jardins individuais, cada um com seu ambiente peculiar - jardins entre outros jardins ilimitados. Um sistema de espaços estreitos atuam como caminhos que conectam os jardins, os pátios e os espaços interiores, cada um valorizando e respeitando a paisagem.
O jardim de acesso é concebido como um átrio-pórtico que conduz a uma porta de madeira avermelhada, elaborada a partir da única árvore que foi cortada no terreno. Esta porta abre-se a um pequeno hall de vidro que conecta as duas paredes principais da residência. A um lado está uma porta interior através de uma parede de madeira e no outro um portal através de um grosso muro de pedra. A porta abre-se a um jardim e aos dormitórios, e o portal abre-se à coleção de arte da família e à casa principal. A moradia principal possui vistas de 270° graus aos vinhedos no fundo do vale e às montanhas circundantes; as Mayacamas, Santa Elena e Stags Leap (Salto de Veado) no fundo. Desde os dormitórios é possível observar os vinhedos ao sul, a Montanha de Pedra, o Monte Vedeer e a cidade próxima. Enquanto isso, as áreas de serviços estão ocultas na frente, com fácil acesso, ao mesmo tempo em que aumentam o buffer intermediário entre a residência e a avenida.
Os grandes beirais criam tanto um lugar para desfrutar do ar livre durante todo o ano, como protegem a residência do sol do verão, enquanto possibilita a entrada de luz no inverno. A envolvente da casa aumenta o controle do lugar, proporcionando uma sensação de privacidade e proteção, enquanto são sobrepostas grandes aberturas em direção à paisagem circuncidante. A materialização deste projeto reflete seu entorno rural, ao mesmo tempo em que suaviza seus atributos de refúgio urbano.