- Área: 22809 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Jaime Navarro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no 24º e 25º pavimentos de um edifício, em uma das avenidas mais importantes da Cidade do México, foi encomendado o escritório Sordo Madaleno o projeto de 22.809 m² para os escritórios corporativos da IENOVA.
A distribuição geral foi planejada com dois espaços para fluxos diferentes: um para visitantes, localizado próximo ao núcleo, e outro para os empregados, próximo à fachada. Os elementos intermediários entre esses espaços são uma série de espaços contidos por elementos vazados de madeira e vidro, alojando pequenos grupos de escritórios privados.
Os elementos vazados, ou fachada interior, que acompanham o espaço dos visitantes tem uma forma orgânica, com uma fina fita curva de vidro transparente entre a madeira sólida, com o objetivo de bloquear a vista do espaço e manter a privacidade dos dois lados.
O elemento vazado que acompanha o espaço dos empregados carrega o mesmo conceito, mas de maneira inversa: é completamente feita em vidro com finas fitas curvas e formas orgânicas em madeira. Este efeito permite a entrada de luz natural nos escritórios privados. A geometria curva do edifício gera uma ilusão de desaparecimento da perspectiva nos espaços criando uma sensação de mistério ao longo do percurso e um efeito visual que faz parecer que as distâncias são mais curtas. Conta-se ainda com uma escada escultural de forma helicoidal que conecta ambas as plantas a partir do corporativo.
A iluminação foi projetada de maneira indireta para gerar um efeito difuso e quente para complementar as demandas necessárias quando a entrada de luz natural seja menor. A paleta de cores escolhida gera um ambiente sóbrio e elegante, um requisito da empresa. São cores neutras e quentes, que conservam o toque moderno com o objetivo de provocar uma sensação de lar.
O acesso principal ao corporativo é através de uma parede curva, cuja geometria impede a vista direta da recepção desde a entrada do elevador. Desenhou-se desta maneira com o objetivo de descobrir a área de recepção e introduzir os mesmos conceitos de desenho que existem no interior do corporativo. Quatro salas de reunião rodeiam a área de recepção com diversos acabamentos e dimensões, uma grande sala fechada e três menores.
No lado norte localiza-se uma grande sala de conselho contida atrás de uma imponente parede curva de pedra. Conta com extraordinárias vistas, refeitório privado e uma versatilidade de configurações dos espaços. As portas de todas as salas foram desenhadas com madeira maciça para fins acústicos.
O refeitório geral possui uma bela vista panorâmica abaixo de uma cobertura perolada. Conservam-se as cores neutras, mas neste único momento integram-se toques alaranjados em alguns elementos do mobiliário com o objetivo de gerar um toque mais relaxado no espaço.