- Área: 400 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Peter Clarke
-
Fabricantes: VitraGroup
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício 2 Mulheres é um projeto de uso misto que mistura arte, fotografia e arquitetura. O projeto explora a relação entre as três disciplinas. A arquitetura se converte em fotografia, a fotografia se converte em arquitetura e o edifício se torna um artefato urbano híbrido no entorno construído.
KUD colaborou com a artista de Melbourne, Samantha Everton, durante o processo projetual para assegurar uma integração de colaboração entre as distintas artes durante todo o projeto. O "Masquerade", da série 'Vintage Dolls' de Everton, que é exposto na fachada do edifício, foi selecionado especificamente por sua familiaridade vernácula, que é sinônimo de espaços domésticos tradicionais do centro urbano e o mais importante, para o drama que proporciona à esfera pública. O espaço de circulação principal é dobrado como uma galeria de arte com obras em exposição, dividindo os escritórios, espaços de depósito e apartamentos residenciais.
A colaboração gerou outra camada de complexidade, trocando involuntariamente os papéis do arquiteto pelo do artista e do artista pelo do arquiteto. Esta sinergia deu lugar a uma tipologia híbrida e assegurou que a foto-arqui-arte prevalecesse.