O escritório SET Architects, com sede em Roma, foi anunciado como vencedor do concurso internacional organizado pela comunidade judia de Bolonha para projetar um Memorial do Holocausto na cidade italiana. A proposta vencedora - intitulada Shoah Memorial - é uma representação dos beliches de madeira usados nos campos de concentração onde os prisioneiros eram mantidos, uma "passagem estreita e fria entre dois elementos iguais e simétricos."
O corredor começa com um metro e meio de largura e vai estreitando até chegar a apenas 50 centímetros, criando o sentido de claustrofobia e opressão experienciado pelos prisioneiros. Além disso, o som de fora da estrutura ressoará dentro dos módulos em forma de caixas e será amplificado pelos elementos estruturais metálicos, acentuando o sentimento geral de angústia.
Em torno da estrutura, um tipo especial de pavimentação será usado para produzir e refletir ruídos através de elementos metálicos e de alvenaria embutidos; uma tentativa de evocar os trilhos da "Judenrampe", a ferrovia utilizada para transportar os judeus até os campos de concentração.
O Shoah Memorial será construído entre duas paredes de pedra em uma nova praça próxima à estação de trem de alta velocidade de um bairro histórico de Bologna. Para melhorar a dinâmica do Memorial, o projeto implicará na demolição do final do guarda-corpo da Ponte Matteotti.
No dia 6 de setembro deste ano - Dia da Cultura Judia - uma exposição mostrará os detalhes do projeto durante uma cerimônia de apresentação e premiação em Bologna. O Memorial será inaugurado no dia 17 de janeiro de 2016. Saiba mais sobre o projeto aqui.
Via SET Architects.
Arquitetos
Localização
Via MatteottiEquipe de projeto
Onorato di Manno, Andrea Tanci, Lorenzo Catena, Gianluca Sist e Chiara CucinaAno do projeto
2016Fotografias