O escritório Mophosis Architects divulgou recentemente o projeto de uma torre para o centro financeiro de Casablanca, Marrocos. A icônica coroa do edifício, somada ao modo como a torre interage com o espaço público no térreo, cria uma "coroa dupla invertida" que servirá como símbolo social e espaço de encontro. Seguindo o modelo estabelecido pelo distrito de La Défense em Paris, o projeto faz parte de um novo distrito financeiro (Casablanca Finance City) e incorpora a "visão do Marrocos para o futuro". Com conclusão prevista para 2017, a construção do edifício de 21 mil metros quadrados teve início em dezembro de 2014.
Saiba mais sobre o projeto, a seguir.
Do arquiteto. Casablanca está expandido seu papel histórico de porta de entrada do continente através de planos guiados pelo governo que abrirão novos mercados para investimentos internacionais na África francófona. Seguindo o modelo de La Défense, em Paris, a iniciativa Casablanca Finance City transforma um terreno periférico vazio em um distrito financeiro e zona econômica especial que convida empresas internacionais a se instalarem no Marrocos. A primeira torre planejada tem um papel crítico no empreendimento, simbolizando a visão do Marrocos para o futuro e estabelecendo precedentes de desempenho, escala e estilo de construção para uma cidade que ainda não existe.
Esse papel duplo de símbolo e precedente informa o projeto da torre e direciona o foco para criar gestos urbanos tanto em macro como em micro escala, verticalmente e no nível da rua.
O terreno vazio cria uma oportunidade rara na densa Casablanca de destacar a relação figurativa e sustentável entre o edifício e o ambiente natural. A base da torre toca de leve a paisagem; um sistema de brises protege o edifício contra o sol do deserto, mantendo, ao mesmo tempo, vistas para a cidade. Trabalhando com o clima e minimizando o impacto ecológico, a torre estabelece um padrão para estratégias de desempenho específicas para o contexto a ser aplicado no futuro do empreendimento.
Arquitetos
Localização
Casablanca, MarrocosDiretor de concepção
Thom MayneDiretor de projeto
Ung-Joo Scott LeeProjetistas
Nicolas Fayad, Hunter KnightEquipe de projeto
Debbie Chen, Stuart Franks, Farah Harake, Edmund Kwong, Brian Richter, Go-Woon SeoTecnologia
Cory Brugger, Stan SuAssistentes de projeto
Jessica Chang, Alayne Kaethler, Eric Meyer, Nicole Meyer, Vincent Parlatore, Shin Park, Benjamin Salance, Legier Stahl, Luke YooVisualização
Sam Tannenbaum, Jasmine Park, Nathan Skrepcinski, Josh Sprinkling, Stuart FranksArquiteto local
Omar Alaoui ArchitectesEstrutura
Tractebel Engineering (GDF Suez) / Thornton Tomasetti (etapa do concurso)MEP
Tractebel Engineering (GDF Suez) / ARUP (etapa do concurso)Sustentabilidade
Transsolar (etapa do concurso)Estimativa de orçamento
Oger / Davis Langdon (etapa do concurso)Fachada
VS-A Architectes d.p.l.g / Ingeniere de L’EnveloppeIluminação
Tillotson DesignAcústica
Tractebel Engineering (GDF Suez)Audiovisual / IT
Tractebel Engineering (GDF Suez)Programação
QualiconsultTransporte vertical
Tractebel Engineering (GDF Suez)Proteção contra incêndios
Tractebel Engineering (GDF Suez)Segurança
Tractebel Engineering (GDF Suez)LEED
Artelia Batiment & IndustrieGestão de obra
Artelia Batiment & IndustrieAno do projeto
2014Fotografias
Morphosis Architects