-
Arquitetos: grupoarquitectura
- Área: 900 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Luis Gordoa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em uma encosta de montanha cercada por árvores em uma floresta próximo à Cidade do México. Era de fundamental importância não derrubar nenhuma das árvores existentes do terreno, o que foi traduzido em uma planta baixa que parece abraçá-las. Por causa da inclinação do terreno, o acesso é através do pavimento superior por um grande foyer, localizado dentro de uma estrutura de conexão que une os dois edifícios principais. O primeiro deles abriga todas as funções sociais da casa, como a sala de jantar, de estar, biblioteca e quartos, todos com vistas para o jardim, e já o segundo edifício alinhado com a rua abriga as áreas de serviço como a lavanderia, áreas de depósito e de serviço.
Estas duas estruturas envolvem um pátio interno bastante inclinado, com uma encosta a 60º de inclinação. Ao longo de todo o projeto, a casa se adapta À topografia. Os elementos estruturais foram cortados em áreas específicas onde árvores estavam instaladas para evitar derrubá-las.
Dadas as características específicas deste terreno, sua inclinação, orientação norte e o sentimento de estar abrigado por sob a copa das árvores foi essencial prover a casa de ar e calor. Essa estratégia foi traduzida em uma escadaria central exposta ao sul que captura a luz do sol e as funções como um radiador que proporciona calor às áreas internas da casa, equilibrando as temperaturas.
Estruturalmente, a casa consiste de uma estrutura metálica que permite grandes vãos e balanços. Todas as paredes internas são paredes de alvenaria revestidas com painéis de madeira e de pedra que são autoportantes, e portanto não interferem com a estrutura metálica com o teto flutuante acima.
Poucos materiais foram utilizados, todos os pisos são ora granito preto para as áreas mais públicas e assoalho de madeira para os quartos. Algumas paredes foram revestidas com painéis de mármore travertino para ambas as paredes externas e divisórias internas, exceto pelas paredes dos quartos que possuem painéis de madeira.
Foi de extrema importância para a casa se misturar com a paisagem do entorno sem pretensão, dando a sensação de sempre ter estado aqui.