Declarando que a arquitetura não pode mais ser concebida através de um único "gesto", o escritório Paolo Venturella Architecture, sediado em Roma, divulgou sua proposta enviada para o concurso da extensão da sede da WHO - projeto que tem como título “Plus is More”. Embora não tenha sido premiado, Plus is More assume a máxima de seu nome e investiga a complexidade gerada pela combinação de "gestos", evitando soluções que se baseiam em um único movimento. Saiba mais sobre o projeto, a seguir.
O desafio do projeto era sintetizar cada deformação sucessiva para criar uma proposta coerente. Ao moldar o edifício com mais especificidade, os arquitetos buscaram criar espaços internos e externos mais complexos, atendendo melhor as necessidades do cliente.
O volume do edifício é extrudado para cima, com sua forma definida pela discretização da massa em duas partes que se curvam. Ao passo que a discretização gera os terraços do edifício, a curvatura cria entradas e perspectivas.
Devido às três diferentes direções do sistema de fachadas, os brises do edifício se organizam em função da exposição ao sol. De sul para oeste, a distância entre eles gradualmente dobra para evitar a incidência direta de luz. Na fachada sul, onde o sol é mais vertical, a densidade dos brises é menor, ao passo que no lado oeste, onde o sol incide com menor inclinação, os brises são adensados.
Veja a proposta de Berrel Berrel Kräutler, vencedora do concurso para a expansão da Sede da WHO em Genebra, aqui.
Via Paolo Venturella Architecture
Arquitetos
Localização
Avenue Appia 20Arquiteto responsável
Paolo VenturellaEquipe de projeto
Cosimo ScotucciÁrea
32.000m²Ano do projeto
2019Fotografias