Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Las Trancas é a primeira de várias construções novas no lugar. É um ponto de partida para a colonização deste loteamento, localizado na beira do lago Calafquen num setor próximo a Coñaripe, um lugar virgem que será domesticado.
Para esta primeira construção, a lógica do projeto, deveria estar de acordo com o conhecimento local, já que pelas características do terreno e seu difícil acesso, seriam utilizados técnicas, materiais e mão-de-obra locais, aludindo em certa forma a uma construção tecnicamente atemporal.
Por outra parte, a residência deveria ser capaz de se adaptar, pois como este é o primeiro projeto da colonização, não poderíamos saber em qual uso esta obra terá em seu futuro.
É feita a construção de um pavilhão de madeira, montado sobre pilotis num lugar de forte inclinação.
Programaticamente é construído um volume para os serviços, que serve como apoio para a planta livre, a qual possui os espaços divididos de acordo com a necessidade graças aos painéis de correr
Como resposta às extremas condições climáticas do lugar, projeta-se um telhado de duas águas com beirais que protegem o projeto das fortes chuvas e do sol.