- Ano: 2015
Melhorar a acessibilidade urbana entre o bairro de Latsunbe-Berri e a rua Urbieta
Na evolução natural de uma cidade para a sustentabilidade, a acessibilidade pode ser vista como um elemento-chave, capaz de proporcionar oportunidades para todos os segmentos da população. O elevador liga o bairro Latsunbe-Berri com a rua Urbieta, mas também desfaz uma importante diferença topográfica de nível, que causava uma fratura do centro da cidade de Hernani. Desta forma, esta infraestrutura serve como uma ligação entre a cidade velha e novos desenvolvimentos da cidade em grande escala, enquanto que em uma escala mais próxima, serve como uma ligação entre o Centro de Esportes e Centro de Saúde, proporcionando acessibilidade a estes estabelecimentos públicos importantes.
O terreno foi fortemente influenciado pela presença do Centro de Esportes, que se opõe a uma encosta verde que se liga, de um ponto de vista paisagístico, com as montanhas distantes. A ponte pedonal usa esta situação, para se fechar para um lado e se abrir ao outro, relacionando os usuários, a partir do interior do elevador e ao passar pela ponte pedonal, com a floresta nas proximidades e a paisagem distante.
Funcionalmente, o surgimento da torre de concreto no nível mais baixo, é concebido um espaço de acesso que através da incorporação de um banco de madeira, articula o elevador com a urbanização existente. A parada intermediária que resolve o acesso ao Centro Desportivo, também funciona como uma grande marquise para o espaço inferior. Na chegada à rua Urbieta, o alargamento da ponte pedonal também conforma uma área generosa, convidando os transeuntes a se aproximar.
Do ponto de vista estrutural, a secção estrutural da ponte pedonal fica mais espessa no suporte da torre e abre o alargamento do plano de apoio sobre a parede de retenção existente. Devido a esses requisitos estruturais, a geometria da ponte muda progressivamente a sua secção. A construção resulta numa forma facetada e angular, prestes a se tornar uma linguagem escultórica.
Através deste tipo de linguagem, toda a torre e ponte pedonal ajudam a organizar e a dialogar com o ambiente urbano e a paisagem.